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Tipo: Dissertação
Título: CICLABILIDADE E PAISAGEM URBANA
Autor(es): CLAUDIA SABRINA PEREIRA LOPES
Primeiro orientador: Eliane Guaraldo
Resumo: Nos centros urbanos não é raro observar práticas de ciclismo. Entretanto, a popularização destas atividades depende do tempo e contexto espacial analisados. A partir do conhecimento destas informações, os profissionais do urbanismo avaliam a viabilidade de criação e ampliação da infraestrutura cicloviária. O presente estudo visa analisar as condições espaciais para a utilização do transporte por bicicleta em meios urbanos, avaliando o quão propício ou amigável o espaço é ao uso da bicicleta. Após a pesquisa sobre o estado da arte da produção científica sobre o uso da bicicleta no meio urbano, foram estudadas características do espaço urbano que influenciam nas escolhas das rotas de ciclismo e favorecem o compartilhamento dos sistemas viários com o uso da bicicleta. Foi utilizado software livre de geoprocessamento para as análises espaciais e escolhido o campus principal da UFMS, em Campo Grande, como campo de aplicação. Os resultados demonstram que, segundo os fatores de declividade e densidade de ciclorrotas, o ambiente estudado apresenta aptidão para mobilidade por bicicleta.
Abstract: In urban centers, cycling practices are often observed. However, the popularization of these activities depends on the analyzed time and spatial context. Based on the knowledge of this information, urban planning professionals assess the feasibility of creating and expanding cycling infrastructure. The present study aims to analyze the spatial conditions for the use of bicycle transport in urban environments, evaluating how favorable or friendly the space is for the use of bicycles. After researching the state of the art of scientific production on the use of bicycles in urban areas, characteristics of the urban space that influence the choice of cycling routes and favor the sharing of road systems with the use of bicycles were studied. Geoprocessing tools were used as support for spatial analysis and the main campus of UFMS, in Campo Grande, was chosen as the field of application. The results demonstrate that, according to the slope and density of cycloroutes factors, the studied environment is suitable for bicycle mobility.
Palavras-chave: bicicleta
ciclismo
ambiente construído
geoprocessamento
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3922
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

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