Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3914
Tipo: Dissertação
Título: VIDA DE ESTUDANTE: um estudo sobre as microterritorialidades dos estudantes da UFMS/CPTL em Três Lagoas - MS
Autor(es): LARISSA DOS SANTOS CAMPOS
Primeiro orientador: Patricia Helena Milani
Resumo: O trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de mestrado em Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas e vincula-se ao Laboratório de Estudos Urbanos e do Território – LETUR/UFMS. Tivemos como objetivo central, analisar o papel dos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que residem na cidade de Três Lagoas na produção de microterritórios, por meio da apreensão e análises de suas práticas espaciais cotidianas. Do ponto de vista metodológico nos pautamos principalmente por instrumentos da metodologia qualitativa. Realizamos entrevistas com roteiros semiestruturados com estudantes de modo presencial em uma primeira etapa e de modo remoto no período da Pandemia de COVID 19. Combinado às entrevistas a realizamos observações em campo no decorrer da pesquisa, registradas em uma caderneta de campo. Do ponto de vista quantitativo, fizemos um levantamento de dados e informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação da UFMS e sobre os estudantes junto a secretaria acadêmica. Por meio das análises das práticas espaciais dos estudantes ligadas ao estudar, habitar, consumir e ao lazer (imbricadas na realidade vivida) verificamos as estratégias delineadas no cotidiano universitário para a produção das microterritorialidades na cidade guiadas pela identidade constituída entre os estudantes; a universidade se constitui como um ponto de partida para a realização da vida destes sujeitos sociais na cidade. Alguns problemas ligados à infraestrutura urbana foram evidenciados, sobretudo dificuldades de mobilidade na cidade (quando há a dependência do transporte coletivo), a estratégia de “driblar” isso é o fortalecimento das atividades em grupos entre os estudantes em lugares específicos, o que gera e fortalece algumas microterritorialidades em bares, repúblicas e espaços dentro da própria universidade que se conformam pelos estudantes e que são permeados de significados próprios.
Abstract: The work was developed as part of a master's research in Geography of the Postgraduate Program of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas Campus and is linked to the Laboratory of Urban and Territory Studies - LETUR/UFMS. Our central objective was to analyze the role of students from the Federal University of Mato Grosso do Sul who live in the city of Três Lagoas in the production of micro-territories, through the apprehension and analysis of their daily spatial practices. From the methodological point of view, we followed mainly qualitative methodology instruments. We conducted interviews with semi-structured scripts with students face-to-face in the first stage and remotely during the period of the COVID 19 Pandemic. Combined with the interviews, field observations were made during the research, recorded in a field notebook. From the quantitative point of view, we gathered data and information about the post-graduate and graduate courses at UFMS and about the students in the academic department. Through the analysis of the students' spatial practices related to studying, living, consuming, and leisure (they are imbricated in the reality lived) we verified the strategies outlined in the university daily life for the production of micro-territorialities in the city guided by the identity constituted among the students; the university is constituted as a starting point for the realization of the life of these social subjects in the city. Some problems related to urban infrastructure were evidenced, especially mobility difficulties in the city (when there is dependence on public transportation), the strategy to "get around" this is the strengthening of group activities among students in specific places, which generates and strengthens some micro-territorialities in bars, dorms and spaces within the university itself that are shaped by students and are permeated with their meanings.
Palavras-chave: Estudantes Universitários
Práticas Espaciais
Microterritorialidades
UFMS
Três Lagoas-MS.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3914
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_OK_FINAL.pdf4,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.