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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3895
Tipo: | Dissertação |
Título: | ANÁLISE DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS |
Autor(es): | RUTH HELENA MARQUEZANI ROCHA |
Primeiro orientador: | Mauro Henrique Soares da Silva |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar como tem ocorrido o ensino de Climatologia Geográfica em três escolas no Município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O estudo foi realizado primeiramente por meio de análises dos documentos oficiais basilares da Educação Brasileira, identificando as indicações dos conteúdos da Climatologia Geográfica escolar nos referidos documentos, seguido da análise de planos de aula dos professores de Geografia atuantes no município de Três Lagoas, sendo que, buscou-se compreender a relação desses professores com a Climatologia Geográfica escolar por meio da aplicação de formulários online. E como última etapas ocorreu a análise de quatro coletâneas de livros didáticos, que procurou identificar as formas de abordagem presentes nelas, por meio de quatro critérios pré-selecionados. Os resultados mostraram que no PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) os conteúdos de Climatologia são apontados em todos os anos do ensino Fundamental, porém no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, apenas no 6° e 8° ano. Já na BNCC, a Climatologia é abordada no 6°, 8° e 9° ano. Quanto aos docentes, com formação majoritária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em sua maioria: só tiveram contato com a Climatologia Geográfica em sua formação de Graduação, sendo que não possuem apoio pedagógico e de materiais escolar adequado para o ensino desta temática e consideram difícil a aplicação de alguns conteúdos da Climatologia Geográfica Escolar. Na última etapa foi identificado que todos os livros fornecem subsídios para o processo de ensino-aprendizagem, porém das coletâneas analisadas, as que mais atendem aos critérios utilizados nessa pesquisa são: “expedições Geográficas” e “Por Dentro da Geografia”, sendo considerado portanto, as mais adequadas para o ensino e aprendizagem da Climatologia Geográfica entre o seguimento do 6º ao 9º ano, seguidas pela obra “Território e Sociedade” e “Geografia Geral e do Brasil”, sendo essa última a que menos atendeu aos critérios analisados nessa pesquisa. |
Abstract: | This study aimed to analyze how the teaching of Geographic Climatology has occurred in three schools in the city of Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. contents of school Geographic Climatology in the referred documents, followed by the analysis of lesson plans of Geography teachers working in the municipality of Três Lagoas, and we sought to understand the relationship of these teachers with school Geographic Climatology through the application of online forms . And as a last step, there was the analysis of four collections of textbooks, which sought to identify the forms of approach present in them, through four pre-selected criteria. The results showed that in the PCNs (National Curriculum Parameters) the Climatology contents are pointed out in all years of elementary school, but in the Curriculum Reference of the Mato Grosso do Sul State Education Network, only in the 6th and 8th year. At BNCC, Climatology is addressed in the 6th, 8th and 9th year. As for the teachers, with majority education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, most: they only had contact with Geographic Climatology in their undergraduate training, and they do not have pedagogical support and adequate school materials for teaching this theme and they consider it difficult to apply some contents of School Geographical Climatology. In the next step, it was identified that all books provide subsidies for the teaching-learning process, but of the collections analyzed, the ones that best meet the criteria used in this research are: "Geographic expeditions" and "Inside Geography", therefore being considered , the most appropriate for teaching and learning Geographic Climatology between the 6th and 9th grade, followed by the work "Territory and Society" and "Geography of General and Brazil", the latter being the one that least met the criteria analyzed in this research . |
Palavras-chave: | Currículo, Escolas, Questionário, Planos de Ensino |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3895 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas) |
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