Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3868
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dc.creatorAlmeida, Ana Elisa Tonetti de-
dc.date.accessioned2021-07-29T14:09:48Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:16Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3868-
dc.description.abstractBased on Pino & Zular's (2007) contributions to Genetic Criticism; on Sandra Nitrini's (2000) reflections concerning Comparative Literature, as well as in Michel Collot's (2013) studies on the poetics and philosophy of landscape, this paper focuses on the dialogue that is established between the writer José Dantas Mota, from Minas Gerais, and Mário de Andrade, from São Paulo, perceived through the correspondence between the two, the marginal notes present in the volume Surupango: ritmos caboclos (1932), by Dantas Mota, part of the São Paulo writer's library, as well as in poems by the Minas Gerais writer, marked by the relationship with the author of Pauliceia desvairada. Therefore, we aim to study the construction of Dantas Mota's poetry in Surupango and in some poems of Elegias do país das gerais (1988), identifying the influences that the poet from Minas Gerais received from Mário de Andrade in relation to the construction of poetic landscapes, music, and popular culture. Thus, we assume that the letters they both exchanged significantly influenced Dantas's artistic composition. The research is developed from the study of Dantas Mota's unpublished letters, located in Mário de Andrade's collection, available at the Institute of Brazilian Studies (IEB-USP), and the letters of the São Paulo writer published in the volume of complete poems Elegias do país das gerais, by Dantas Mota, as well as the notes of Mário de Andrade, in the 1932 copy, part of his personal library, which is part of his collection at the IEB-USP. In addition, comparative readings are made of poems by Dantas Mota and Mário de Andrade, chosen because they focus on themes relevant to both: landscapes, music and popular culture, since these elements bring them together.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrítica Genética-
dc.subjectLiteratura Comparada-
dc.subjectPoética da Paisagem-
dc.subjectJosé Dantas Mota-
dc.subjectMário de Andrade-
dc.subjectSurupango: Ritmos Caboclos-
dc.subjectElegias do País das Gerais-
dc.subjectCorrespondência Literária-
dc.subjectCultura Popular-
dc.subjectMúsica na Poesia-
dc.titleDantas Mota e Mário de Andrade: entre a correspondência, as anotações marginais e a poesiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Rodrigues de-
dc.description.resumoCom base nas contribuições de Pino & Zular (2007) acerca da Crítica Genética; nas reflexões de Sandra Nitrini (2000) concernentes à Literatura Comparada, bem como nos estudos de Michel Collot (2013) sobre a poética e a filosofia da paisagem, este trabalho focaliza o diálogo que se estabelece entre o escritor mineiro José Dantas Mota e o paulistano Mário de Andrade, percebido por meio da correspondência entre os dois, das anotações marginais presentes no volume Surupango: ritmos caboclos (1932), de Dantas Mota, parte da biblioteca do escritor paulistano, assim como em poemas do escritor mineiro, marcados pela relação com o autor de Pauliceia desvairada. Objetivamos, assim, estudar a construção da poesia de Dantas Mota em Surupango e em alguns poemas de Elegias do país das gerais (1988), identificando as influências que o poeta mineiro recebeu de Mário de Andrade em relação à construção de paisagens poéticas, música e cultura popular. Assim, partimos do pressuposto de que as cartas que ambos trocaram influenciaram significativamente a composição artística de Dantas. A pesquisa se desenvolve a partir do estudo das cartas inéditas de Dantas Mota, localizadas no acervo de Mário de Andrade, disponível no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), e das cartas do escritor paulistano publicadas no volume de poesias completas Elegias do país das gerais, de Dantas Mota, bem como das anotações de Mário de Andrade, no exemplar de 1932, integrante de sua biblioteca pessoal, que compõe seu acervo no IEB-USP. Além disso, são feitas leituras comparativas de poemas de Dantas Mota e de Mário de Andrade, escolhidos por se aterem a temas relevantes para ambos: a paisagem, a música e a cultura popular já que esses elementos os aproximam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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