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Tipo: Dissertação
Título: Construindo a confiança nos órgãos públicos: o caso do IBGE
Autor(es): ALEX DE ALMEIDA UCHÔAS
Primeiro orientador: Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
Resumo: Este trabalho tem por objeto a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu objetivo geral é criar um índice de medição de confiança da população em uma Instituição Pública, propondo um modelo que explique os antecedentes e os consequentes da confiança mensurada. A confiança, retratada aqui após a revisão da literatura, reflete dois aspectos dos trabalhos da Fundação: primeiro, a confiança na segurança dos dados informados ao IBGE; e, depois, a confiança do respondente nos dados que são divulgados pelo IBGE. A confiança, como demonstrado na dissertação, é um conceito multidisciplinar, e que não possui uma única definição. Para esta dissertação, conceituou-se confiança de uma parte como resultado de uma crença firme de que outra tem alto nível de integridade e honestidade, por isso a divisão do construto conforme dito acima. Para atender ao objetivo desta dissertação, também se fez necessário pesquisar quais os antecedentes e consequentes da confiança, através da revisão da literatura foi recomendado um modelo que propôs que as percepções dos respondentes quanto à capacidade, à integridade, à benevolência, à transparência e de conhecimento do IBGE, além das experiências anteriores destes com o Instituto influenciariam de forma positiva a confiança no órgão. Por consequente, estudou-se os ganhos que a confiança traria ao IBGE através das intenções dos respondentes junto ao Instituto. A coleta das informações se deu por um questionário eletrônico, disponibilizado por meio de diversos meios digitais, limitados a moradores de Mato Grosso do Sul, com, no mínimo, 18 anos de idade. O estudo foi caracterizado como quantitativo descritivo de caráter confirmatório. Para análise optou-se pelo método de modelagem de equações estruturais (MEE) e pela análise de mínimos quadrados parciais (PLS) para validação das hipóteses propostas. Cabe destacar que, segundo os resultados desta pesquisa, entre os respondentes, 63% confiam na segurança dos dados fornecidos ao IBGE, enquanto 71% confiam na veracidade dos dados divulgados pelo IBGE. Considerando as análises estatísticas feitas com relação à equalização da amostra e à escolaridade esperada, estes números cairiam para 25% e 42%, respectivamente. Os resultados desta pesquisa demonstram, também, que Experiências Anteriores classificadas como positivas e a percepção, do entrevistado, de benevolência do IBGE têm relação direta e relevante com um dos dois construtos de confiança estudados, segurança e veracidade, respectivamente. Já a percepção de capacidade, integridade e transparência demonstraram relevante e direta relação com ambos os construtos confiança no IBGE. O único construto que não teve nenhum consequente na confiança no Instituto foi o de conhecimento percebido. O modelo também mostra que há uma forte relação entre a confiança e a disponibilidade do entrevistado em responder às pesquisas do IBGE caso procurado, e a predisposição de não criticar os dados divulgados pelo Instituto. Algumas características dos respondentes foram analisadas fora do modelo, relacionando-as diretamente com o índice de confiança, nessas análises, entre outros resultados, mostrou-se que a escolaridade tem forte relação com os construtos confiança. Destaca-se também, apesar do efeito médio demonstrado nas análises estatísticas, que a forma de consumo de informações do entrevistado pode influenciar a confiança no Instituto, entre aqueles respondentes que não confiam na veracidade dos dados do IBGE, 52% consomem muitas informações pelo Twitter e 87% consomem muitas informações pelos aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Por fim, mediante todas as implicações acadêmicas e gerenciais apresentadas, propôs-se um plano de ação que visa elencar uma série de passos para o aumento da confiança da população no IBGE, em suas duas vertentes.
Abstract: The object of this work is the Brazilian Institute of Geography and Statistics Foundation. The general objective is to create an index for measuring the confidence of the population in a Public Institution, proposing a model that explains the antecedents and consequences of measured confidence. Trust, portrayed here after the literature review, reflects two aspects of the Foundation's work, first the trust in the security of the data reported to IBGE and, second, the respondent's trust in the data that are published by IBGE. Trust, as shown in the dissertation, is a multidisciplinary concept, which does not have a single definition. For this dissertation, trust was conceptualized on one side because of a firm belief that another party has a high level of integrity and honesty, so the division of the construct as stated above. To meet the objective of this dissertation, it was also necessary to research the antecedents and consequences of trust, through the literature review, a model was proposed that proposed the perceptions of respondents regarding the capacity, integrity, benevolence, transparency, and knowledge of the IBGE, in addition to their previous experiences with the Institute would positively influence trust in the institution. Consequently, we studied the gains that trust would bring to IBGE through the intentions of respondents to the Institute. Information was collected by means of an electronic questionnaire, made available by several digital media, limited to Mato Grosso do Sul residents aged at least 18. The study was characterized as descriptive and quantitative with a confirmatory character. The methods chosen for the analysis and for the validation of the proposed hypotheses were the structural equation modeling (SEM) and the partial least squares analysis (PLS), respectively. It should be noted that, according to the results of this study, 63% of the respondents trust the security of the data passed on to IBGE, while 71% trust the veracity of the data released by the Institute. Considering the statistical analyzes made regarding the equalization of the sample in relation to the expected education, these numbers would drop to 25% and 42%, respectively. The results also demonstrate that Previous Experiences classified as positive and the interviewee's perception of benevolence from IBGE has a direct and relevant relationship with one of the two constructs of trust studied, security and veracity, respectively. The perception of capacity, integrity and transparency demonstrated a relevant and direct relationship with both constructs of trust in IBGE. The only construct that had no impact on the faith in the Institute was that of perceived knowledge. The model also shows that there is a strong relationship between the respondent's confidence and availability to answer IBGE surveys if requested, and the willingness to not criticize the data released by the organization. Some characteristics of the respondents were analyzed, outside the model, relating them to the confidence index. These analyses, among other results, revealed that schooling has a strong relationship with the confidence constructs. It is also noteworthy, despite the average effect shown in the statistical analyses, that the way the interviewee obtains information may influence trust in the Institute. Among those respondents who do not trust the veracity of the IBGE data, 52% get a lot of information via Twitter, and 87% acquire much information by messaging apps, like 'WhatsApp' and 'telegram'. Finally, in the face of all academic and managerial implications presented, an action plan was proposed that aims to list a series of steps to increase the population's trust in the IBGE, in its two aspects.
Palavras-chave: Confiança. Administração Pública. IBGE. Modelagem de Equações Estruturais. Mínimos quadrados parciais. Survey. Dimensões de confiança. Plano de comunicação.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3864
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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