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dc.creatorRosimary Alves de Souza Garcia-
dc.date.accessioned2021-07-07T22:52:33Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:45Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3821-
dc.description.abstractABSTRACT This study, linked to the Research Line “Teacher Training and Public Policies”, of the Graduate Program in Education at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Três Lagoas, has the general objective of understanding the conceptions of child (ren) and childhood (s) ) of professionals working in early childhood education in educational institutions in the municipality of Três Lagoas / MS, and as specific objectives to identify the profile of professionals working in Early Childhood Education, to verify if the professionals surveyed have the understanding that their conceptions of children and childhood influence the organization of their work; discuss the place that children and their childhoods occupy in pedagogical practices; and reflect the importance of professional training for the construction of appropriate pedagogical practices for Early Childhood Education. For the treatment of the data, the technique of analysis of the content of the French aspect was used. The data obtained reveal that the conceptions of the professionals surveyed who work in Early Childhood Education are: of a cheerful, innocent individual with a strong desire to learn about childhood conception, most believe it is the moment to be a child, but they do not define aspects that differentiate the two elements. There is a considerable percentage of very positive responses that indicate steps in the right direction with possibilities to favor the participation and integral development of children. However, statements also appear that indicate that the professionals participating in the study do not fully understand the children's characteristics, as well as still maintain an assistentialist and schooling view of the role and function of the institution with early childhood education and, consequently, this view reflects on the work to be carried out by them. The information still points to the need for investment in continuing education as an important movement in this process of building knowledge and reflection distorted conceptions about children and childhood, not only implying in the learning of epistemological concepts by professionals, but, above all, of values, principles and critical reviews about an early childhood education system that really gives way to childhood actions and specificities. Keywords: Pedagogical Practice of Early Childhood Education. Knowledge. Teacher Formation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógica da Educação Infantil. Saberes. Formação de professores-
dc.titleCRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S): AS CONCEPÇÕES QUE NORTEIAM O TRABALHO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE TRÊS LAGOAS-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silvia Adriana Rodrigues-
dc.description.resumoEste estudo, vinculado à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Políticas Públicas”, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Três Lagoas/MS, tem por objetivo geral compreender as concepções de criança(s) e infância(s) dos profissionais atuantes na Educação Infantil em instituições de ensino do município de Três Lagoas/MS, e como objetivos específicos identificar o perfil dos profissionais atuantes na Educação Infantil, verificar se os profissionais pesquisados têm o entendimento que suas concepções de criança e infância influenciam na organização do seu trabalho; discutir o lugar que as crianças e suas infâncias ocupam nas práticas pedagógicas; e refletir a importância da formação profissional para a construção de práticas pedagógicas adequadas para a Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados aconteceu em 02 (duas) instituições de ensino da rede municipal de Três Lagoas-MS. Como instrumento para obtenção dos dados, foi utilizado um questionário misto, com 18 (dezoito) questões nove fechadas e nove abertas, os sujeitos da investigação foram 26 (vinte e seis) profissionais atuantes em unidades com a Educação Infantil. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo da vertente francesa. Os dados obtidos revelam que as concepções dos profissionais pesquisados que atuam na Educação Infantil sobre a criança são: de um ser alegre, inocente e com muita vontade de aprender, sobre a concepção de infância, a maioria acredita ser o momento de ser criança, porém não definem aspectos que diferenciem os dois elementos. Há um percentual considerável de respostas bastante positivas que indicam passos na direção certa com possibilidades de favorecer a participação e o desenvolvimento integral das crianças. No entanto, também aparecem afirmações que indicam que os profissionais participantes do estudo não compreendem perfeitamente as características infantis, bem como ainda mantêm uma visão assistencialista e de escolarização do papel e da função da instituição com educação infantil e, consequentemente, essa visão reflete no trabalho a ser realizado por eles. As informações ainda apontam para a necessidade de investimento na formação continuada como movimento importante nesse processo de construção do conhecimento e reflexão de concepções distorcidas quanto à criança e à infância, não só implicando na aprendizagem de conceitos epistemológicos pelos profissionais, mas, sobretudo, de valores, princípios e revisões críticas sobre um sistema de ensino infantil que dê realmente lugar às ações e às especificidades da infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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