Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJOCIANE DE OLIVEIRA NUNES GONÃ ALVES-
dc.date.accessioned2021-06-30T17:41:09Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:00Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3805-
dc.description.abstractThe teaching and learning processes are complex and determined by numerous variables. These processes present difficulties derived from teaching, but also with regard to learning. The characteristics of learning difficulties are diverse and from different origins, surpassing what would only be the Target Audience of Special Education (TASE). These difficulties need to be known by the educational institution to plan and by the teacher so that educational practices that serve all students are developed. The educational practices considered here are those that are supported by the paradigm of inclusive education and, consequently, for all students. This research aimed to identify and analyze educational practices with students who have learning difficulties, from the fourth and fifth years of the Initial Years of Elementary School. It is a research with a qualitative approach based on the case study and, methodologically, two stages were organized for its realization. The first stage was bibliographic for the theoretical foundation and the scientific production. The second stage consisted of data collection with document analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), lesson plans and multiple questionnaires for fourth and fifth grade teachers and another for the pedagogical direction/coordination) based on organizational topics and strategies of the participants in the development of educational practices. Five categories of analysis derived from the theoretical foundation were built, namely: student recognition; planning; methodologies; resources; and assessments focused on students with difficulties. The results showed that teachers identify learning difficulties, in a very elementary and non-systematized way, and pass this information on to the management team; in this way, in their planning, it is not manifested either, but there is an attempt to include all of them in the methodological proposals and in the resources used to carry out the educational practice. Although neither the definition nor the form of addressing the learning difficulties appears explicitly, it is clear that there is an intention to build inclusive practices, in which it is considered how the student learns, based on the concreteness of the difficulties they present and, also, how educational practices are developed to serve them.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPraticas educativas inclusivas. Dificuldades de aprendizagem. Inclusão escolar.-
dc.titleAs práticas educativas com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Eladio Sebastian Heredero-
dc.description.resumoOs processos de ensino e aprendizagem são complexos e determinados por inúmeras variáveis. Estes processos apresentam dificuldades derivadas não apenas do ensino, mas também da aprendizagem. As características das dificuldades de aprendizagem são diversas e de diferentes origens, superando o que seria apenas o público-alvo da Educação Especial (PAEE). Estas dificuldades precisam ser conhecidas pela instituição de ensino para planejar e pelo professor para que sejam desenvolvidas práticas educativas que atendam a todos os estudantes. As práticas educativas aqui pensadas são as que se sustentam no paradigma de educação inclusiva e, consequentemente, para todos os estudantes. A presente pesquisa visou identificar e analisar as práticas educativas com os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, dos quartos e quintos anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com base no estudo de caso e, metodologicamente, foram organizadas duas etapas para a sua realização. A primeira etapa foi de caráter bibliográfico, para a fundamentação teórica e a produção científica. A segunda etapa consistiu na coleta de dados com análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), dos planejamentos das aulas e dos questionários múltiplos (direcionados aos professores dos quartos e quintos anos e outro para a direção/coordenação pedagógica) baseados em tópicos organizacionais e de estratégias dos participantes no desenvolvimento das práticas educativas. Foram construídas cinco categorias de análise derivadas da fundamentação teórica, a saber: reconhecimento dos estudantes; planejamentos; metodologias; recursos utilizados; e avaliações focadas nos estudantes com dificuldades. Os resultados mostraram que os professores identificam as dificuldades de aprendizagem de uma forma muito elementar e não sistematizada, e encaminham essas informações à equipe gestora; desse modo, em seus planejamentos também não se manifesta, mas se observa a tentativa de abarcar todos nas propostas metodológicas e nos recursos utilizados para efetivar a prática educativa. Embora não apareça de forma explícita nem a definição, nem a forma de atendimento às dificuldades de aprendizagem, percebe-se que há intencionalidade em construir práticas inclusivas, nas quais se considera como o estudante aprende, com base na concreção das dificuldades que apresentam e, também, como as práticas educativas são desenvolvidas para atendê-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOCIANE-Dissertação.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.