Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/380
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Rendimento escolar de alunos da área rural em escola urbana
Título(s) alternativo(s): School performance of rural area students in urban school
Autor(es): Bacha, Stella Maris Cortez
Brandão, Carla Castro Rezende Diniz
Sauer, Leandro
Bednaski, Adriano Viana
Camparoto, Marcos Yuri
Abstract: OBJETIVO: analisar e comparar as notas dos boletins de alunos residentes na área rural e na área urbana, estando ambos estudando nas mesmas escolas urbanas. MÉTODOS: analisaram-se as notas do primeiro semestre de 2005 de 641 alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas urbanas de Terenos, Mato Grosso do Sul (MS), sendo 81,1% residentes na área urbana e 18,9% na rural. Os alunos foram comparados segundo a sua performance nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Educação Física, Geografia, História e Educação Artística, considerando-se o local de residência (urbana e rural), turno de estudo (diurno ou noturno), tipo de escola (municipal ou estadual) e gênero. RESULTADOS: não foram encontradas diferenças significativas nas performances dos alunos da primeira a quarta séries, em nenhuma disciplina. Da quinta a oitava séries encontraram-se performances ligeiramente melhores nos alunos que residem na área urbana, medido por meio do Teste t-Student. Contudo, ao se analisar conjuntamente todas as variáveis citadas acima, nenhuma delas foi preponderante na explicação da performance do aluno nas diversas disciplinas analisadas pela Regressão Linear Múltipla. CONCLUSÃO: no estudo realizado não foram encontradas diferenças significativas no rendimento escolar entre alunos da escola urbana e da rural, estando ambos estudando nas mesmas escolas urbanas.
ABSTRACT - PURPOSE: to analyze and compare grades in bulletins of students who lived in rural area and in urban area, with both kinds studying in the same urban schools. METHODS: we analyzed the grades in the first semester of 2005 of 641 student in the basic education of the urban public schools of Terenos / MS, being 81.1% residents in urban area and 18.9% in rural area. The students were compared according to their performances in the discipline of Portuguese, Mathematics, Sciences, Physical Education, Geography, History and Artistic Education, considering the place of residence (urban/rural), period of study (day / night), type of school(municipal/state) and gender. RESULTS: no significant difference was found in the performances of the students from series 1 to 4, in none of the disciplines. From series 5 to 8 we found a slightly better performance in the students who lived in the urban area, measured by t-Student test. However, if upon jointly analyzing all the variable, none of them was preponderant in explaining the performance of the student, measured by multiple lineal regression. CONCLUSION: no significant differences were found in the school performance between students in the urban and rural area
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Rendimento Escolar
População Rural
Editor: Revista CEFAC
Citação: BACHA, Stella Maris Cortez et al . Rendimento escolar de alunos da área rural em escola urbana. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 8, n. 4, Dec. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400004&lng=en&nrm=iso>. access on 22 Aug. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400003
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/380
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:CCHS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rendimento Escolar.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.