Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarli Solera-
dc.date.accessioned2021-06-24T01:09:38Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:34Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3793-
dc.description.abstractSOLERA, MARLI. Artifacts for Teaching and Learning Conics in the Classroom. 2021. 88p. Dissertation (PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE) – Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus, Mato Grosso do Sul, 2021. This paper suggests a conic sections study: ellipse, hyperbola and parabola, through cuts in the cone and using algebraic calculations studied in high school such as matrix multiplication, trigonometry and linear system. It also presents constructions with artifacts to establish a geometric and algebraic relationship focusing on Euclidean geometry. The end of this work highlights an application of this content in a last year of high school using the five hierarchical levels of knowledge according to Van Hiele. Keywords: Conics. Ellipse. Hyperbole. Parabola-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino-
dc.titleArtefatos para o ensino e aprendizagem das cônicas em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernando Pereira de Souza-
dc.description.resumoSOLERA, MARLI. Artefatos para o Ensino e Aprendizagem das Cônicas em Sala de Aula. 2021. 88p. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2021. Este trabalho sugere um estudo das seções cônicas: elipse, hipérbole e parábola, através de cortes no cone e utilizando cálculos algébricos estudados no ensino médio como: multiplicação de matrizes, trigonometria e sistema linear. Também apresenta construções com artefatos para estabelecer uma relação geométrica e algébrica dando enfoque na geometria euclidiana. O final desde trabalho, destaca uma aplicação deste conteúdo em uma sala da terceira série do ensino médio usando os cinco níveis hierárquicos do conhecimento segundo Van Hiele. Palavras-chave: Cônicas. Elipse. Hipérbole. Parábola,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_final_Marli.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.