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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3789
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepções sobre saúde mental, suicídio e o comportamento autolesivo no contexto escolar sob a ótica dos estudos culturais |
Autor(es): | TAMIRES VILA MAIOR |
Primeiro orientador: | Helen Paola Vieira Bueno |
Resumo: | Esta pesquisa se inicia da ânsia por respostas diante de percepções a respeito da fragilidade mental de alunos do ensino médio, ao perceber que eles, de um modo geral, sofriam com certas situações tanto em casa como na escola, me vi na obrigação de criar projetos e lugares de fala para que eles pudessem se manifestar de alguma forma. A partir daí, surgiu um projeto interdisciplinar chamado “Bate Papo Favorável” incluindo alunos professores e outros profissionais convidados. O projeto foi idealizado e colocado em prática e tinha como objetivo trabalhar as novas disciplinas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e envolveria as competências socioemocionais. Portanto, esta pesquisa busca investigar a saúde mental, o suicídio, o comportamento autolesivo e as percepções culturais de profissionais da educação e estudantes do ensino médio de uma escola pública e no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. A análise dos dados ancora-se nos teóricos dos estudos culturais e no cotejamento da bibliografia atinente a saúde mental e ao suicídio. O objetivo deste estudo é analisar sobre como a escola e os estudantes percebem o suicídio e propor caminhos para uma melhor saúde mental dos estudantes no espaço escolar, tendo em vista a promoção da vida. Pesquisa do tipo qualitativo, exploratório-descritivo, utilizando técnicas bibliográficas; de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação, sendo eles: diretor da unidade escolar, professores e inspetor de alunos e; de observação e formação de grupos de discussão e produção de materiais de alunos de 14 a 17 anos por meio de ilustrações. Os resultados indicam que é possível inferir que tanto a escola quanto os estudantes precisam dialogar mais sobre o tema, a fim de romper com mitos e esclarecer outros caminhos para solução de problemas que promovam discussões e produção de materiais sobre a saúde mental e a promoção da vida em toda a comunidade escolar envolvida. |
Abstract: | This research starts from the eagerness for answers in face of perceptions about the mental frailty of high school students, when realizing that they, in general, suffered from certain situations both at home and at school, I felt obliged to create projects and places of speech so that they could manifest themselves in some way. From then on, an interdisciplinary project called “Favorable Chat” was created, including student teachers and other invited professionals. The project was conceived and put into practice and aimed to work on the new subjects proposed by the Common National Curriculum Base (BNCC) and would involve socio-emotional skills. Therefore, this research seeks to investigate the mental health, suicide, self-harm behavior and cultural perceptions of education professionals and high school students in a public school in the city of Aquidauana, state of Mato Grosso do Sul, Brazil. Data analysis is based on cultural studies theorists and on the comparison of bibliography on mental health and suicide. The aim of this study is to analyze how the school and students perceive suicide and propose ways to improve the mental health of students in the school environment, with a view to promoting life. Qualitative, exploratory-descriptive research, using bibliographic techniques; semi-structured interviews with education professionals, namely: school unit director, teachers and student inspector; observation and formation of discussion groups and production of materials for students aged 14 to 17 through illustrations. The results indicate that it is possible to infer that both the school and the students need to talk more about the topic, in order to break with myths and clarify other ways to solve problems that promote discussions and production of materials on mental health and the promotion of life in the entire school community involved. |
Palavras-chave: | Suicídio. Adolescência. Escola. Estudos Culturais |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3789 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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