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dc.creatorARTHUR MANCILLA GIORDANI-
dc.date.accessioned2021-06-08T16:45:14Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:14Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3768-
dc.description.abstractThe consumption of food and nutritionally richer food gains scientific prominence due to food insecurity and unpredictability about the future. For this reason, several areas of knowledge are advancing and good alternative sources of protein, like insects, are now more studied, produced, and transformed into innumerable food products. Although regions and countries entomophagy, the consumption of insects by humans is older or a cultural habit rooted in the population, in other locations it is considered innovative, different, or even correlated with aspects of strangeness and disgust. To deepen the research in relation to the intention to consume insect-based food, an adapted TPB Model (Theory of Planned Behavior) was used. A sample not studied in the literature of practitioners of physical activities and consumers of protein supplements was delimited. The application of online questionnaires was conducted in order to investigate and analyze attitudinal, normative beliefs and the perceived risk in behavioral intention with structural equation modeling (MEE / SEM). As a result, the main variables of the model were values of media (subjective norms), health (attitude), and perceived risk (negatively to intention). The adapted TPB Model proved to be suitable for the investigation of intention, in which the nine latent hypotheses tested were accepted. Due to the complexity of consumer behavior, further research is needed. Marketing suggestions were made for the products in the studied niche. The research emphasizes that alternative protein sources, such as insects, contribute socially, create opportunities, and enable developments.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectadministração-
dc.titleInsetos como Fonte Alternativa de Proteína Animal: Antecedentes da Intenção de Consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Thelma Lucchese Cheung-
dc.description.resumoO consumo de alimentos e de uma alimentação mais rica nutricionalmente ganha destaque científico por conta da insegurança alimentar e das imprevisibilidades quanto ao futuro. Por isso, diversas áreas do conhecimento avançam e alimentos como boas fontes alternativas de proteínas, como os insetos, passam a ser mais estudados, produzidos e transformados em inúmeros produtos alimentícios. Embora para determinadas regiões e países a entomofagia, o consumo de insetos por seres humanos, seja mais antiga ou um hábito cultural enraizado na população, em outras localidades é considerado como inovador, diferente ou mesmo correlacionado a aspectos de estranhamento e repulsa. Para aprofundar a pesquisa em relação a intenção de consumo de alimentos a base de insetos comestíveis utilizou-se um Modelo adaptado da TPB (Teoria do Comportamento Planejado). Delimitou-se uma amostra não estudada na literatura de praticantes de atividades físicas e consumidores de suplementos proteicos. Por meio da aplicação de questionários on-line buscou-se investigar e analisar as crenças atitudinais, normativas e o risco percebido na intenção comportamental, com modelagem de equações estruturais (MEE/SEM). Como resultado as principais variáveis do modelo foram respectivamente: valores de mídias (normas subjetivas), saúde (atitude), risco percebido (negativamente à intenção). O Modelo TPB adaptado mostrou-se adequado à investigação da intenção, em que as nove hipóteses latentes testadas foram aceitas. Pela complexidade do comportamento do consumidor maiores aprofundamentos são necessários, e foram feitas sugestões mercadológicas para os produtos neste nicho estudado. Enfatiza-se as fontes de proteína alternativa, como os insetos, contribuindo socialmente, criando oportunidades e possibilitando desenvolvimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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