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dc.creatorRafaela Flores Kuff-
dc.date.accessioned2021-06-08T16:45:00Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:24Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3767-
dc.description.abstractThe global food consumption scenario and the influence of a country's brand on consumer decision-making motivated the purpose of this work. The global market for edible insects is growing and cultural issues, disgust, and low perception of quality are barriers to consumption. Considering that the use of the country of origin label (COOL) can result in a greater intention and better perception of quality, these clues led to the objective of verifying whether it has an impact on the intention to consume insect-based foods. A total of 311 consumers participated in an online experiment. Four hypotheses were formulated based on the total food quality model and tested by mediation and moderation analyzes. Consumers showed a preference for a cricket flour produced by the United States, considered a country with a positive image as a food producer by the sample. Quality expectation was not developed from the observation of the COOL, but it had an influence on intention and was more important than the country of origin for the consumer. Nutrition, health, and excitement were the best-rated items for the flour and a multiple regression analysis showed that a better perception of taste, appearance and interest can improve intention. It is a practical implication of this study that product communication strategies should pay attention to the fact that the consumer must perceive important signs to him so that they can be used in the decision-making process. The level of rejection of novel foods (neophobia) can weaken the effect of quality expectation on intention, therefore, the development of products should be sought in view of this relationship, making the product attractive enough to minimize this barrier. This study aimed to contribute to a better understanding of the consumer's perception of an insect-based food and about the improvement of the consumption intention.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectadministração-
dc.titleO Impacto da Marca de País de Origem na Intenção de Consumir Alimentos à Base de Insetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Thelma Lucchese Cheung-
dc.description.resumoO cenário global de consumo de alimentos atrelado à influência da marca de um país na tomada de decisão do consumidor foram motivadores do questionamento deste trabalho. O mercado global dos insetos comestíveis está em crescimento a e questões culturais, nojo e baixa percepção de qualidade são barreiras para o consumo. Considerando que a utilização do rótulo de país de origem (MPO) pode resultar em uma maior intenção e melhor percepção de qualidade, estas pistas levaram ao objetivo de verificar se ela tem impacto na intenção em consumir alimentos à base de insetos. Um total de 311 consumidores participaram de um experimento online. Quatro hipóteses formuladas a partir do modelo da qualidade total do alimento foram testadas por meio de análises de mediação e moderação. Os consumidores demonstraram preferência por uma farinha de grilo produzida pelos Estados Unidos, considerado um país de imagem positiva como produtor de alimentos pela amostra. A expectativa de qualidade não foi desenvolvida a partir da observação da MPO, mas teve influência na intenção e foi mais importante do que o país de origem para o consumidor. Nutrição, saúde e interesse foram os itens mais bem avaliados para a farinha e uma análise de regressão múltipla demonstrou que uma melhor percepção acerca do gosto, aparência e interesse podem melhorar a intenção. É uma implicação prática deste estudo que estratégias de comunicação do produto devem se atentar para que o consumidor de fato perceba sinais de importância para ele para que estes sejam usados no processo decisório. O nível de rejeição à novos alimentos (neofobia) pode enfraquecer a relação entre expectativa de qualidade e intenção, portanto, o desenvolvimento de produtos deve ser buscado tendo em vista esta relação, tornando o produto atrativo o suficiente visando minimizar esta barreira. Este estudo visou contribuir para uma melhor compreensão sobre a percepção do consumidor sobre um alimento à base de insetos e sobre a melhora da intenção de consumo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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