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dc.creatorJOÃO BATISTA COSTA FILHO-
dc.date.accessioned2021-05-20T13:27:30Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:47Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3697-
dc.description.abstractABSTRACT Guimarães Rosa’s literary work offers opportunities to explore the look potencialities in its most varied nuances. Throughout short stories and novel, like his masterpiece Grande sertão: veredas, the mineiro author presentes a varied range of unforgetable characters who compound a wealthy and complex galery of human types who are in search of understanding the world and themselves through a particular light that is, at the same time, universal. These ones are children, old and mad people, most of them “sertanejos” on the fringe oh the said civilization process, but with wisdom and perspicacy that is on the verge of the sublime. Rosa’s characters presente na original look kind, almost naive, but capable of unveiling what is hidden behind the apparent reality. This presente dissertation exctly aims to investigate this look in Rosa’s masterpiece, attempting to analyse and interpret it in the light of the specialized literary critics and theory, as well as of the philosophical contributions related to the look theme along philosophy history. The main author’s text that were selected for the presente paper were: Sagarana (São Marcos and “A hora e vez de Augusto Matraga”); Grande sertão: veredas, and Primeiras estórias (“As margens da alegria”, “Os cimos”, “A menina de lá”, “Substância” and “O espelho”). Keywords: Guimarães Rosa. Look. Literature. Revelation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuimarães Rosa. Olhar. Literatura. Revelação-
dc.titleA Poetica do olhar na obra de Guimarães Rosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Angela Maria Guida-
dc.description.resumoA obra de Guimarães Rosa oferece oportunidades para se explorar as potencialidades do olhar em suas mais variadas nuances. Através dos contos, novelas e da sua obra-prima, o romance Grande sertão: veredas, o autor mineiro apresenta uma gama variada de personagens inesquecíveis que compõem uma riquíssima e complexa galeria de tipos humanos que procuram entender o mundo e a si mesmos por meio de uma ótica particular que é, ao mesmo tempo, universal. São crianças, velhos e loucos, em sua grande maioria sertanejos à margem do processo dito civilizatório, mas com sabedoria e perspicácia que beiram o sublime. Os personagens rosianos apresentam um tipo de olhar original, quase ingênuo, mas capaz de desvelar o que se esconde por trás da realidade aparente. A presente dissertação tem por objetivo justamente investigar o olhar na obra rosiana, procurando analisá-la e interpretá-la à luz da teoria e crítica literária especializada, bem como das contribuições filosóficas relacionadas ao tema do olhar ao longo da história da filosofia. Os principais textos do autor que foram selecionados para o presente trabalho foram Sagarana (“São Marcos” e “A hora e vez de Augusto Matraga”), Corpo de baile (“Campo geral”, “Uma estória de amor” e “Cara-de-Bronze”), Grande sertão: veredas, e Primeiras estórias (“As margens da alegria”, “Os cimos”, “A menina de lá”, “Substância” e “O espelho”). Palavras-chave: Guimarães Rosa. Olhar. Literatura. Revelação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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