Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3695
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre os exercícios de probabilidade na OBMEP
Autor(es): JONATHAN WILLIAN DE SOUZA
Primeiro orientador: Allan Edley Ramos de Andrade
Resumo: A OBMEP desde 2005 incentiva o estudante a buscar na Matemática mais do que simplesmente fazer cálculos, mas sim desenvolver o raciocínio lógico matemático presente em suas questões. Com bolsas de estudo, medalhas e títulos, a instituição busca somar novos talentos para o Brasil, como bem diz a sua logo. Neste trabalho, abordaremos as temáticas de probabilidade e combinatória, utilizando questões da OBMEP de 2005 a 2019. Pretende-se enunciar novas soluções para os exercícios, bem como inserir comentários e sugestões, com o intuito de auxiliar os docentes que venham a utiliza-lo em sala de aula, como material de apoio. O foco principal, é um olhar pedagógico para cada questão, um auxílio sobre como um professor pode utilizar o banco de questões e as provas anteriores como objeto de estudo para motivar seus alunos a buscarem algo a mais. Sempre ressaltando as diversas oportunidades que essa e outras competições estudantis têm a oferecer. Palavras-chave: Probabilidade, OBMEP, Ensino de Matemática.
Abstract: OBMEP since 2005 encourages students to look for more than just calculations in Mathematics, but to develop the logical mathematical reasoning present in their questions. With scholarships, medals and titles, the institution seeks to add new talents to Brazil, as its logo says. In this work, we will approach the themes of probability and combinatorics, using questions from the OBMEP from 2005 to 2019. We intend to enunciate new solutions for the exercises, as well as insert comments and suggestions, in order to help teachers who come to use it in the classroom, as support material. The main focus is a pedagogical look at each question, an aid on how a teacher can use the question bank and the previous tests as an object of study to motivate his students to look for something more. Always highlighting the diverse opportunities that this and other student competitions have to offer. Keywords: Probability, OBMEP, Mathematics Teaching.
Palavras-chave: OBMEP
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3695
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL (BANCO DE DISSERTAÇÕES).pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.