Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3680
Tipo: Dissertação
Título: O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas, e...
Autor(es): BRUNA LETICIA NUNES VIANA
Primeiro orientador: Joao Ricardo Viola dos Santos
Resumo: A história se passa em Mato Grosso do Sul (e também bem aí onde você está), no ano de 2019 (mas talvez bem antes), quando uma pesquisadora em formação decide se aventurar em duas escolas da rede básica de ensino: uma escola rural quilombola da rede estadual, Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e uma escola urbana da rede municipal, Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Nessa aventura, a pesquisadora propôs para alunxs dessas escolas (do oitavo e nono ano do ensino fundamental) a produção de vídeos e fotos sobre/d esses lugares-escola, em uma tentativa de estar junto a elxs, em um processo de (re)invenção dos lugares-escola de cada umx, e também a criação de encontroS entre xs alunxs dessas duas escolas, em que estxs poderiam perguntar, a partir das produções imagéticas e fílmicas desses lugares-escola, o que quisessem sobre os lugares-escola dxs outrxs. Assim, do mesmo modo como em passos de uma dança vertiginosa, essa história apresenta alguns vacilos, incluindo fissuras de verdades, que vão acontecendo (também) conforme a pesquisadora produz significado para algumas coisas, como os pensares/fazeres/saberes decoloniais que perpassam sua aventura, e que a ajuda a estar com estxs alunxs para além de uma lógica branca, cristã, masculina, eurocêntrica, etc., e permite que ela enxergue sinta algumas das verdades que elxs têm para contar.
Abstract: The story takes place in Mato Grosso do Sul (also right there where you are), the year is 2019 (but perhaps way before that) when a researcher in training decides begin an adventure into two primary schools: the escola rural quilombola Zumbi dos Palmares,in Jaraguari-MS and escola urbana Padre José Valentim, in Campo Grande-MS. In this adventure she proposed the students of these two schools interactions by composing questions and answers based on the exchange of some videos and photos that were made about and from their school-places. These imagery and film productions were built in an attempt by the researcher to be together with these students in a process of (re)inventing the school-places of each one. Thus, as in steps of a vertiginous dance, this story presents (and intends to provoke) some vacillations, including cracks in truths, that are happening as the researcher produces meaning for some things that permeate her adventure, such as decolonial thinking / doing / knowledge that help her to be with these students beyond white, christian, male, eurocentric logic, etc., allowing her to see / feel some of the truths they have to tell.
Palavras-chave: lugares-escola
decolonialidade
modelo dos campos semânticos
educação matemática
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3680
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bruna_viana_2020(1).pdf12,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.