Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlonso Arinos de Moraes-
dc.date.accessioned2021-05-13T12:27:59Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:52Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3679-
dc.description.abstractThe aim of this research is to produce a reading of the discussions, problematizations and productions of teachers and students, with activities based on categories of everyday life, in a working group with teachers from different disciplines. The Model of Semantic Fields is the main theoretical and methodological reference. In the period from 2018 to 2019, we produced our data through recordings in audio, video and observations of the Working Group meetings at the Municipal School Padre José Valentim, in the city of Campo Grande – MS. Activities based on everyday life were discussed, problematized and produced with elementary school teachers. From these movements, proposals for works with students were produced and implemented by teachers. The main considerations of the research are in the direction of two possibilities: conflicts and unfoldings. Conflicts of a Master's student in Mathematics Education, professor, pedagogical coordinator in a challenge of proposing and holding meetings with other teachers of his school, in conducting discussions and building other ideas in activities of the Program in Mathematics Education, in a writing that it expresses anguish and accomplishments of his everyday life that emerged, were invented, made explicit, taken from under the carpet. Unfolding of a possibility of in-service teacher education with (and not for) teachers from different disciplines of Elementary Education. The movements (discussions, problematizations, productions) with the teachers who are members of the working group, as well as the tasks and events carried out, offered possibilities to carry out actions with the school, considering the knowledge that teachers bring from their everyday lives, the ideas they have in relation to in-service teacher education with the school. The notion of the working group as a space for preparations, as an invitation, as a space for affections and inventions seems to us interesting, as it is made and constitutes a mutant in the context and demands to which it is operated. A last, not final, unfolding would be a need to invent other logics and narratives with this school that we have. Not in the direction of improving, making progress. Not also in the direction of disregarding what is produced there. In the direction of inventing, producing with what we have, that is, with the everyday lives of teachers, students, coordinators, and all the professionals who inhabit this space.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCategorias do cotidiano. Formação Continuada de Professores. Modelo dos Campos Semânticos. 27/08/2020-
dc.titleProfessores do Ensino Fundamental e um Grupo de Trabalho: conflitos e histórias com atividades baseadas em categorias do cotidianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Joao Ricardo Viola dos Santos-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é realizar uma leitura de discussões, problematizações e produções de professores e alunos, com atividades baseadas em categorias do cotidiano, em um grupo de trabalho com professores de diferentes disciplinas. Tomando como principal referência teórico-metodológica o Modelo dos Campos Semânticos, constituímos e implementamos um grupo de trabalho na Escola Municipal Padre José Valentim, na cidade de Campo Grande / MS, no período de 2018 a 2019 e produzimos nossos dados por meio de gravações em áudio, vídeo e observações dos encontros do Grupo de Trabalho. Ao longo de dois semestres, atividades baseadas em categorias do cotidiano foram discutidas, problematizadas e produzidas com professores do Ensino Fundamental. A partir dessas movimentações, propostas de trabalho com os alunos da escola foram produzidas e implementadas pelos professores. As principais considerações do trabalho são na direção de duas possibilidades: conflitos e desdobramentos. Conflitos de um mestrando em Educação Matemática, professor, coordenador pedagógico em um desafio de propor e realizar encontros com outros professores de sua escola, em realizar discussões e construir outras ideias em atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em uma escrita que explicita angústias e realizações de seu cotidiano que emergiram, foram inventadas, explicitadas, tiradas de baixo do tapete. Desdobramentos de uma possibilidade de formação continuada com (e não para) professores de diferentes disciplinas do Ensino Fundamental. Os movimentos (discussões, problematizações, produções) com os professores membros do grupo, bem como as tarefas e eventos realizados, ofereceram possibilidades de realizar ações com a escola, considerando os conhecimentos que os professores trazem do seu dia a dia, as ideias que eles têm em relação a um processo de formação junto à escola. A noção de grupo de trabalho como espaço formações, como convite, como um espaço de afetos e invenções nos parece interessante, pois ela se faz e se constitui mutante em meio aos contextos e demandas às quais ela é operada. Um último, não final, desdobramento seria uma necessidade de inventar outras lógicas e narrativas com essa escola que temos. Não na direção de melhorar, progredir. Não também na direção de desconsiderar o que lá é produzido. Na direção de inventar, produzir com aquilo que temos, ou seja, com o dia a dia de professores, alunos, coordenadores, e todos os profissionais que habitam esse espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alonso - Dissertação - Final - 29-09 (2).pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.