Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3675
Tipo: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PANC PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO PESQUISADOR
Autor(es): Rozemeire Corrêa da Silva
Primeiro orientador: Daniele Correia
Resumo: Esta pesquisa relata a proposta e os resultados do Projeto Contribuições do Projeto PANC para a Formação do Aluno Pesquisador, o qual foi desenvolvido na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, e envolveu a participação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do projeto foi desenvolver práticas interdisciplinares associadas à metodologias ativas para identificar, reconhecer e estudar as PANC encontradas no entorno da escola com o intuito de fornecer um conhecimento inovador que inclua interpretação própria, formulação pessoal, saber pensar e aprender a aprender; entender que as plantas alimentícias podem ajudar a resolver o problema da fome no Brasil e no mundo. Após a implementação do projeto PANC, como produto final foi confeccionado um livro que apresenta o planejamento de todas as atividades interdisciplinares e um relato da experiência desenvolvida na escola destacando ainda, as plantas alimentícias não-convencionais mais encontradas na região do Bairro Monte Castelo. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos, fichas de coleta de dados, e para a análise de dados foram utilizadas tarefas, textos dissertativos e questionários. Podemos destacar como resultados, a maior interação entre os alunos, uma evolução quanto a desenvoltura, escrita, participação em relação às disciplinas envolvidas contribuindo assim para a formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas, o que sinaliza que a proposta interdisciplinar associada ao uso de metodologias ativas contribuiu na Química para a identificação da composição química de algumas substâncias presentes nas PANC, associando a fórmula estrutural de pelo menos um de seus compostos orgânicos às funções orgânicas; na Biologia com o estudo de sua taxonomia e qual parte da PANC pode ser consumida; na Língua Portuguesa com a produção de textos científicos e dissertativos; na Geografia com o estudo da região delimitada, objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estudo da fome no mundo e no Brasil; na Informática pesquisa em sites confiáveis e estudos sobre as PANC. Palavras-chave: Educar pela pesquisa; Plantas alimentícias não-convencionais; metodologias ativas; aluno pesquisador; interdisciplinaridade.
Abstract: This research reports the proposal and the results of the Project Contributions of the PANC Project for the Training of Researcher Students, which was developed at the State School Maestro Frederico Liebermann, and involved the participation of students from the 3rd grade of High School. The objective of the project was to develop interdisciplinary practices associated with active methodologies to identify, recognize and study the PANC found around the school in order to provide innovative knowledge that includes self-interpretation, personal formulation, knowing how to think and learn to learn; understand that food plants can help solve the problem of hunger in Brazil and in the world. After the implementation of the PANC project, as a final product, a book was produced that presents the planning of all interdisciplinary activities and an account of the experience developed at the school, highlighting the most conventional non-conventional food plants found in the Bairro Monte Castelo region. The research had a qualitative research-action approach. For data collection, photographic records, data collection forms were used, and for data analysis, tasks, essay texts and questionnaires were used. We can highlight as results, the greater interaction between students, an evolution in resourcefulness, writing, participation in relation to the disciplines involved, thus contributing to the formation of more autonomous, safe and prepared students to carry out new research, which signals that the proposal interdisciplinary associated with the use of active methodologies contributed in Chemistry to the identification of the chemical composition of some substances present in PANC, associating the structural formula of at least one of its organic compounds to organic functions; in Biology with the study of its taxonomy and which part of the PANC can be consumed; in Portuguese with the production of scientific and essay texts; in Geography with the study of the delimited region, objectives of Sustainable Development, study of hunger in the world and in Brazil; in Computing research on trusted sites and studies on PANC. Keywords: Educating through research; Non-conventional food plants; active methodologies; student researcher and interdisciplinarity.
Palavras-chave: Educar pela pesquisa
Plantas alimentícias não-convencionais
metodologias ativas
aluno pesquisador
interdisciplinaridade
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3675
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rozemeire Corrêa da Silva.pdf200,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.