Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3670
Tipo: Dissertação
Título: “TÔ VELHA, MAS NÃO TÔ MORTA”: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE MULHERES QUE PARTICIPAM DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA DA UFMS
Autor(es): JULIANA CRISTINA DOS SANTOS DUARTE
Primeiro orientador: Guilherme Rodrigues Passamani
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo construir uma análise do lugar atribuído à educação por mulheres que estão vivenciando a terceira idade. O desejo de estarem em um espaço social como a universidade acaba por constituir a ressignificação desse espaço. Para a análise, temos como interlocutoras mulheres idosas participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa - UNAPI/UFMS, que escolheram, dentre às atividades ofertadas pelo programa institucional, participar de disciplinas de graduação. Em um primeiro momento, percebeu-se a importância da discussão interseccional entre envelhecimento e gênero, como forma de contextualizar a dinâmica vivenciada pelas mulheres. O objetivo principal da pesquisa é entender o que faz com que mulheres, já na terceira idade, escolham como atividade adentrar a dinâmica da vida acadêmica. Neste sentido, buscou-se problematizar trajetórias de envelhecimento de mulheres que fomentam o querer continuar estudando na terceira idade. Por ser um estudo que parte da UNAPI, nossas interlocutoras são mulheres a partir dos 60 anos, das diversas camadas da sociedade, que, ao menos, se matricularam em matérias de graduação oferecidas pela UNAPI de 2019 - 2020. A abordagem incide na compreensão das particularidades do curso da vida, a partir da apreensão de suas narrativas. Sendo assim, a pesquisa utilizou-se, teórico-metodologicamente, de um viés etnográfico, através de conversas informais e entrevistas semi-estruturadas partindo de tópicos específicos sobre as trajetórias de envelhecimento dessas mulheres, bem como suas especificidades. Palavras-chave: envelhecimento; mulheres; memória; curso da vida; UNAPI.
Abstract: ABSTRACT The present dissertation aims to construct an analysis of the place given to education by women who are experiencing old age. The desire to be in a social space like the university, ends up constituting the resignification of that space. For the analysis, we have as interlocutors elderly women participating in the Open University for the Elderly - UNAPI / UFMS, who chose among the activities offered by the institutional program to participate in undergraduate courses. At first, the importance of the intersectional discussion between aging and gender was perceived as a way of contextualizing the dynamics experienced by women. The main objective of the research is to understand what makes women, already in old age, choose as an activity to enter the dynamics of academic life. In this sense, we sought to problematize the aging trajectories of women who encourage the desire to continue studying in old age. As it is a study from UNAPI, our interlocutors are women over 60 years old, from different layers of society, who, at least, enrolled in undergraduate subjects offered by UNAPI from 2019 - 2020. The approach focuses on understanding the particularities of the course of life, from the apprehension of their narratives. Thus, the research used, theoretically and methodologically, an ethnographic bias, through informal conversations and semi-structured interviews starting from specific topics about the aging trajectories of these women, as well as their specificities. Keywords: aging; women; memory; course of life; UNAPI.
Palavras-chave: pessoa idosa, universidade aberta, pesquisa antropológica
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3670
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - ultima versao - Juliana Cristina dos Santos Duarte.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.