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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3629
Tipo: | Dissertação |
Título: | A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO HÍBRIDO |
Autor(es): | LETÍCIA DA ROCHA DE ARAÚJO |
Primeiro orientador: | Michele Eduarda Brasil de Sa |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado investiga o ensino híbrido como ferramenta para o ensino da literatura afro-brasileira. Nesta abordagem, em que o aluno aprende por meios mais dinâmicos, basicamente o processo ensino e aprendizado ocorre ora presencial, ora a distância. É importante ressaltar que desde a publicação da Lei 10693/03 percebese ainda poucos materiais impressos e métodos que abarquem essa temática nas instituições de ensino públicas e particulares. Por isso, esta pesquisa descreve aspectos e modalidades do ensino híbrido a partir de Souza e Andrade (2013) e Christensen, Horn e Staker (2015) e apresenta também ambientes virtuais e redes sociais com Machado e Tijiboy (2005) e Braga (2013) como meio de embasar o profissional da educação que deseja ensinar com efetividade a cultura e a história do povo negro no Brasil. Para abordar a literatura, aborda-se Candido (1995), Abreu (2006), Zilberman (2008) e Ramos e Corso (2010). Para a literatura afro-brasileira e suas especificidades, consulta-se Evaristo (2007, 2009 e 2010), Munanga (2005), Duarte (2008, 2010 e 2014) e Lobo (2007). Muitos educadores têm dificuldade para trabalhar com os temas relacionados ao preconceito e à discriminação racial, assim, como auxílio apresenta-se algumas estratégias de ensino, tais como o modelo de rotação, o virtual enriquecido e o rodízio como possibilidades de ferramentas apropriadas. Portanto, a questão que orienta este estudo trata de como o ensino híbrido pode auxiliar no processo de ensino da literatura afro-brasileira para alunos do ensino médio. A discriminação, os conflitos e preconceitos raciais mostram que ainda é preciso um grande investimento na educação, e o ensino híbrido pode colaborar nestes esforços. |
Abstract: | This master's research investigates hybrid education as a tool for teaching Afro-Brazil ian literature. In this approach, in which the student learns by more dynamic means, basically the teaching and learning process takes place sometimes on site, sometimes on line. It is important to note that since the publication of the Law 10693/03, there are still few printed materials and methods covering this topic in public and private educa tion institutions. Therefore, this research describes aspects and modalities of hybrid education from Souza and Andrade (2016) and Christensen, Horn and Staker (2015) and also presents virtual environments and social networks with Machado and Tijiboy (2005) and Braga (2013) as a means of supporting education professionals who want to effectively teach the culture and history of black people in Brazil. Referring to Liter ature, Candido (1995), Abreu (2006), Zilberman (2008) and Ramos and Corso (2010) are mentioned. For Afro-Brazilian literature and its specificities, Evaristo (2007, 2009 and 2010), Munanga (2005), Duarte (2008, 2010 and 2014) and Lobo (2007) are con sulted. Many educators have difficulty working with themes related to prejudice and racial discrimination, thus, as an aid, some teaching strategies are presented, such as the rotation model, the virtual enriched and the circuit as teaching possibilities and as appropriate tools. Therefore, the question that guides this study is how hybrid educa tion can help in the process of teaching Afro-Brazilian literature to high school students. Discrimination, racial conflicts and prejudices show that a large investment in educa tion is still needed, and hybrid teaching can collaborate in these efforts. |
Palavras-chave: | Literatura Afro-brasileira Ensino Híbrido Ensino Médio Metodologias Ativas. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3629 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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