Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3551
Tipo: | Livro |
Título: | Quando os professores adoecem: Demandas para a psicologia e a educação |
Autor(es): | Facci, Marilda Gonçalves Dias Urt, Sonia da Cunha |
Resumo: | Vivemos hoje a precarização do trabalho do professor, o pouco investimento financeiro na educação e a desvalorização do professor, entre outras mazelas, o que traz muito sofrimento e adoecimento. Instabilidade, competição entre pares, carga horária excessiva e produtivismo, são algumas das novas empreitadas de trabalho que os professores têm que enfrentar cotidianamente. Não é possível fechar os olhos para o entendimento dos sentimentos expressos por essa situação, por isso entendemos que essa é uma temática a ser compreendida também pelos profissionais da Psicologia e da Educação. É nesse sentido que essa coletânea foi organizada, com o objetivo de apresentar aos leitores pesquisas que tenham como foco o adoecimento/sofrimento do professor. A coletânea está organizada em três partes: a) educação, desenvolvimento do psiquismo e sofrimento, b) levantamento de produções sobre sofrimento/adoecimento; e, c) dando voz aos professores e o sofrimento cotidiano. Todos os capítulos são decorrentes de observações, entrevistas e questionários envolvendo professores, que, por meio dos seus relatos, apresentam ao leitor o quanto estão sofrendo na atualidade. |
Abstract: | Today we are experiencing the precariousness of the teacher's work, the little financial investment in education and the devaluation of the teacher, among other problems, which brings a lot of suffering and illness. Instability, competition among peers, excessive workload and productivity, are some of the new work endeavors that teachers have to face on a daily basis. It is not possible to turn a blind eye to understanding the feelings expressed by this situation, so we understand that this is a theme to be understood also by professionals in Psychology and Education. It is in this sense that this collection was organized, with the objective of presenting readers with research that focuses on the teacher's illness / suffering. The collection is organized in three parts: a) education, development of the psyche and suffering, b) survey of productions about suffering / illness; and, c) giving teachers a voice and everyday suffering. All chapters are the result of observations, interviews and questionnaires involving teachers, who, through their reports, present to the reader how much they are currently suffering. |
Palavras-chave: | psicologia educação saúde mental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3551 |
Data do documento: | 20-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LIVRO ADOECIMENTO UFMS.pdf | 2,98 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons