Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3418
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da dança nas escolas municipais de Corumbá-MS : realidade e contradição
Autor(es): Freitas, Lucimeire Montenegro de
Primeiro orientador: Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
Abstract: O referido trabalho teve como propósito conhecer a realidade do ensino de dança em Corumbá-MS, verificando de que maneira ocorre a mediação desse conhecimento no âmbito escolar. Portanto, foram realizados estudos teóricos, sobre Cultura, Arte, Criatividade e especialmente a Dança com enfoque na educação, que possibilitou o conhecimento de sua construção histórica e inserção no campo educacional. A compreensão de como a dança está configurada nos documentos como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte e Diretrizes Curriculares Municipais de Corumbá-MS fez-se necessária com a intenção de proporcionar reflexões e aproximá-las da realidade encontrada. No campo empírico, elaborou-se ficha de identificação e caracterização do ensino da dança junto à equipe pedagógica de cada instituição, posteriormente, ocorreram entrevistas semi-estruturadas com professores indicados pela coordenação, que direta ou indiretamente trabalham com essa linguagem. O estudo foi desenvolvido em 12 escolas públicas da rede Municipal de Corumbá – MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia na abordagem sócio-histórica, tendo como principal referencial as ideias do russo Levi S. Vygotsky, buscando diálogos com autores que possuem estudos na área de Dança no contexto escolar como Marques (2007, 2008, 2010), Morandi (2006), Rengel (2006, 2010) e Strazzacappa (2006). A relevância desse projeto consiste em contribuir para que se tenha um panorama da referida linguagem artística nesse contexto social, ampliando o referencial dos estudos na área de dança como educação.
ABSTRACT - The reported work had like purpose to know the reality of Dance Teaching in Corumbá-MS, verifying how occurs the mediation from this knowledge on the school ambit. Therefore, were realized theoretical studies, about Culture, Arts, Creativity and specially the Dance with the focus on education, that make possible the knowledge of its historical construction and insertion on educational field. The comprehensions that how the dance is configured on documents like: National Curriculum Parameter (in Brazil PCN) of Arts and Municipal Curriculum Guideline of Corumbá-MS made it necessary with the intention to provide reflection and approximate it to the reality found. On the empiric field, was elaborated an identification form and characterization of Dance Teaching with the pedagogical team of each institution, later occurred interviews semi-structured with teachers indicated by the coordination that directly and indirectly work with this language. The study was developed in 12 public schools from the Municipal Network of Corumbá-MS. It deals with a qualificative resource that supports itself on the approach historical-social, having as main reference the ideas of the Russian Levi S. Vygotsky, looking dialogues with authors that possess studies on the Dance area in the school context as Marques (2007, 2008, 2010), Morandi (2006), Rengel (2006, 2010) and Strazzacappa (2006). The relevancy of this project consist to contribute in order that get a panorama of the quoted artistic language in this social context, amplified the referential to studies in the Dance area as education.
Palavras-chave: Dança na Educação
Cultura - estudo e ensino
Arte - estudo e ensino
Culture - study and teaching
Art - study and teaching
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3418
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da dança nas escolas municipais de Corumbá-MS realidade e contradição.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.