Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3405
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trajetórias sociais de jovens que vivenciaram o processo de desligamento por maioridade em abrigos institucionais |
Autor(es): | Costa, Ana Carolina Pontes |
Primeiro orientador: | Garcia, Edelir Salomão |
Abstract: | Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 as instituições de abrigamento de crianças e adolescentes tiveram que se reorganizar para um atendimento mais humanizado, garantindo e oferecendo um ambiente de respeito e dignidade, bem como promovendo condições necessárias para uma vida autônoma posteriormente ao processo de institucionalização. No que se refere ao desligamento institucional, historicamente as legislações determinaram que o adolescente ao completar a maioridade civil deveria ser desinstitucionalizado e apto a viver sem o respaldo do Estado. As histórias de vida destes adolescentes, muitas vezes, permanecem silenciadas, guardadas em seus prontuários e em suas memórias. Afinal, o que acontece com estes jovens? Como estas pessoas são reinseridas no convívio social, levando-se em conta o contexto familiar, social e econômico que antecedeu o processo de abrigamento? E aquelas que passaram vários anos institucionalizadas, o que fazem de suas vidas quando saem dos abrigos? Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória social de jovens que viveram em abrigos institucionais, sendo posteriormente desligados por maioridade, tendo como ênfase as condições socioeconômicas e culturais, vivenciadas por eles. A abordagem teórico-metodológica assumida nesta obra é composta por Pierre Bourdieu, Erving Goffman e Donald Woods Winnicott, buscando a contribuição de cada autor na compreensão do universo pesquisado. Assim, na apreensão das histórias de vida dos sujeitos desta pesquisa foi utilizado como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada, que permitiu dar voz as suas histórias através dos relatos orais. Os resultados indicaram que os jovens experimentaram lacunas e fragilidades nos percursos pessoais, vivenciando as mais duras formas de injustiça social. O processo que envolve o desligamento foi vivido por eles com muita ambiguidade, pois por um lado, significou o exercício da capacidade de escolha com mais liberdade e por outro lado, o desligamento, gerou novas angustias frente a perspectiva de uma vida fora da instituição. ABSTRACT - With the Statute of the Children and Adolescents in 1990 sheltering institutions of children and adolescents had to reorganize to a more humanized treatment, ensuring and providing an environment of respect and dignity as well as promoting the necessary conditions for an independent life after the process of institutionalization. Regarding to the institutional detachment, the laws historically determined that the teenager that completes the civil majority should be able to live without the support of the state. The life histories of these teenagers often remain silenced and are kept in their records and their memories. After all, what happens to these young people? How are these people reinserted in social interaction, taking into account the family context, social and economic process that preceded the shelter? And what about those who have spent their entire lives institutionalized, what would they do in their lives when they leave the shelters? In this direction, this research aimed to analyze the social history of students who lived in institutional shelters, and later where detached by age, with the emphasis on the cultural and socioeconomic conditions experienced by them. The theoretical-methodological approach taken in this work is composed by Pierre Bourdieu, Erving Goffman, and Donald Woods Winnicott, seeking the contribution of each author's understanding of the researched universe. Therefore, in the apprehension of the life histories of the subjects of this study was used as a methodological procedure the semi-structured interview, which allowed to give voice to their stories through oral narrations. The results indicate that young people have experienced gaps and weaknesses in personal paths, experiencing the most severe forms of social injustice. The process involves the detachment was experienced by them with much ambiguity, because on one hand, it meant the ability to exercise choice with more freedom and on the other hand, the detachment generated new anxieties facing the perspective of a life outside the institution. |
Palavras-chave: | Direito à Educação Educação - aspectos sociais Delinquentes Juvenis - reabilitação Right to Education Education - social aspects Juvenile Delinquents - rehabilitation |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3405 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trajetórias sociais de jovens que vivenciaram o processo.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.