Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3271
Tipo: Dissertação
Título: O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a criança de cinco anos no ensino fundamental : a cultura escrita e seus (des)propósitos para a infância
Autor(es): Barbosa, Amanda Czernisz
Primeiro orientador: Souza, Regina Aparecida Marques de
Abstract: Pesquisar sobre a apropriação da cultura escrita com crianças pequenas e su-as vivências na infância é um desafio diante da realidade da Educação, espe-cialmente em nosso estado, Mato Grosso do Sul, que busca, por meio das de-mandas vindas de famílias da classe média e média-alta, padronizar a educa-ção pública. Este estudo tem por objetivo analisar a situação de crianças com cinco anos matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental das escolas que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC nos anos de 2013 e 2014 e o trabalho com a cultura escrita. Como objetivo es-pecífico, buscamos identificar a prática dos/as professores/as alfabetizado-res/as e o trabalho com a cultura escrita nesse segmento, por meio de pesqui-sa documental nos relatórios gerados pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC/SISPACTO. Nosso referencial teórico está subsidiado na abordagem histórico-cultural de Vigotski e seus colaboradores e em autores que estudam cultura escrita e formação de professores/as, articulando suas reflexões com discussões sobre infância e criança. A teoria torna-se nossa aliada para consi-derarmos a criança e sua infância no ciclo da alfabetização, apontando possibi-lidades para a formação continuada de professores/as do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Nossa pesquisa insere-se no tipo qualitativo com enfoque bibliográfico e análise documental. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos os relatórios dos questionários respondidos pelos/as professores/as alfabetizadores/as do PNAIC por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC/SISPACTO. Ao finali-zarmos este estudo, encontramos um aumento do número de matrículas das crianças de cinco anos no primeiro ano do Ensino Fundamental entre os anos de 2013 e 2014. Observamos ainda a diversidade da formação, ou, até mes-mo, a ausência de formação, de professores/as atuantes no ciclo da alfabetiza-ção. Preocupamo-nos com a concepção de criança e infância na prática dos/as profissionais envolvidos e destacamos que a infância não se deve romper com a entrada das crianças no Ensino Fundamental, delegando a elas uma vida de treinos e repetições do desenho das letras e suas formas, sentadas em cartei-ras enfileiradas, mas considera-las como crianças que vivem e/ou devem viver plenamente sua infância.
ABSTRACT - Search on the written culture of ownership with small children and su-the expe-riences in childhood is a challenge facing the reality of education, especially in our state, Mato Grosso do Sul, which seeks, through demands from middle-class families and medium-high, standardize public educates tion. This study aims to analyze the situation of children five years old enrolled in the first grade of elementary school of the schools that participated in the National Pact for Literacy in the Age One - PNAIC in the years 2013 and 2014 and working with the written culture. As a specific objective, we seek to identify the practice of / the teacher / the literate-res / as and working with the written culture in this segment, through documentary resear-sa in the reports generated by the Inte-grated Monitoring System Implementation and Ministry of Control education - SIMEC / SISPACTO. Our theoretical framework is subsidized in the historical-cultural approach of Vygotsky and his collaborators and authors who study writ-ten culture and teacher training / the articulating his thoughts with discussions of childhood and child. The theory becomes our ally to consider the child and his childhood in literacy cycle, pointing out possibilities for continued training of teachers / the National Pact for Literacy in the Age One. Our research is part of the qualitative approach with bibliographical and documentary analysis. As re-search tools, we use questionnaires answered by the reports / the teacher / the literacy / as the PNAIC through the Integrated Monitoring System Implementa-tion and Control of the Ministry of Education - SIMEC / SISPACTO. To finish this study, we found an increase in enrollment of children under five in the first year of elementary school between the years 2013 and 2014. We also ob-served the diversity of training, or even the lack of training of teachers / as ac-tive in literacy cycle. We care about the child's conception and childhood in the practice of / the professionals involved and highlight that childhood should not break with the entry of children in elementary school, delegating to them a life of training and repetitions of the design of the letters and their forms, sitting on lined wallets, but considers them as children living and / or must fully live your childhood.
Palavras-chave: Alfabetização
Crianças - escrita
Educação Infantil
Literacy
Children - writing
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3271
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.