Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3267
Tipo: | Dissertação |
Título: | Condições de formação continuada do programa educação inclusiva : direito à diversidade |
Autor(es): | Oliveira, Andréa Duarte de |
Primeiro orientador: | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
Abstract: | O presente trabalho é a conclusão de uma pesquisa de mestrado na área educacional, cujo objetivo principal foi conhecer e analisar a visão que o profissional que participa de cursos de formação continuada para Educação Especial dentro do movimento de Educação Inclusiva possui sobre tais cursos. Este estudo desenvolveu-se contemplando o objetivo específico: verificar se os profissionais participantes desses cursos acreditam que os conhecimentos oferecidos nesses mesmos cursos influenciam sua metodologia de trabalho na escola. O sujeito principal desta pesquisa é o profissional que atua no ensino fundamental e possui, sob sua responsabilidade profissional direta ou indireta, crianças com deficiência. O local da pesquisa foi a cidade de Corumbá, MS e o foco desse estudo foram os cursos de formação continuada subsidiados pelo Programa Federal “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. Para coleta de dados empíricos primeiramente foram aplicados questionários a trinta e sete profissionais da educação entre professores, intérpretes, coordenadores, técnicos escolares e psicólogos. Na segunda fase foram entrevistados vinte dos trinta e sete profissionais que responderam os questionários. Para análise do material coletado nos pautamos na teoria materialista histórico-dialética com o intuito de apreender diferentes aspectos de ser profissional em nossa sociedade. Concluímos que os programas de formação continuada para profissionais da educação são um grande avanço para a sociedade, no entanto possuem a marca de uma sociedade divida em classes, em que o profissional da educação é concebido como um sujeito que não possui autonomia de trabalho. Para este profissional resta escolher e aplicar procedimentos oferecidos por programas e projetos que, muitas vezes, não correspondem às suas expectativas, tornando-o frustrado com a própria escolha profissional. ABSTRACT - The present work is the conclusion of course for attainment of a master’s degree research of in the educational area, whose main objective was to know and to analyze the vision that the professional who participates inside of courses of formation continued for Special Education of the movement of Inclusive Education possesss on such courses. This study it was developed contemplating the specific objective: to verify if the participant professionals of these courses they believe that the knowledge offered in these same courses influence its methodology of work in the school. The main citizen of this research is the professional who acts in basic education and possesss, under its direct or indirect professional responsibility, children with deficiency. The place of the research was the city of Corumbá, MS and the focus of this study Inclusive Education had been the courses of continued formation subsidized by the Federal Program “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. For collection of empirical data questionnaires had been first applied the thirty and seven professionals of the education between professors, pertaining to school interpreters, coordinators, technician and psychologists. In the second phase twenty of the thirty and seven professionals had been interviewed who had answered the questionnaires. For analysis of the material collected in them we enroll our research in the materialistic theory description-dialectic with intention to apprehend different aspects of being professional in our society. We conclude that the programs of formation continued for professionals of the education are a great advance for the society, however possess the mark of a society divides in classrooms, where the professional of the education is conceived as a citizen that does not possess work autonomy. For this professional it remains to choose and to apply procedures offered for programs and projects that, many times, do not correspond to its expectations, being become frustrated it with the proper professional choice. |
Palavras-chave: | Educação Especial Educação Permanente Educação Inclusiva Direitos Sociais Special Education Continuing Education Inclusive Education Social Rights |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3267 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Condições de formação continuada do programa educação inclusiva direito à diversidade.pdf | 718,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.