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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3182
Tipo: | Dissertação |
Título: | A tv na internet : a intermidialidade em Porta dos Fundos |
Autor(es): | Portela, Karoline Grubert Bezerra |
Primeiro orientador: | Marques, Márcia Gomes |
Abstract: | O presente trabalho apresenta o estudo de caso da intermidialidade em Porta dos
Fundos, por meio da exploração dos aspectos que caracterizam a combinação entre a
televisão e a internet que marcam o programa humorístico, localizando-os em sua
trajetória midiática como elementos extracomposicionais e relacionando-os aos
composicionais cujas expressões se dão no YouTube e, depois, na Fox Brasil. Parte-se
do resgate das teorias que versam sobre hibridização e relações entre mídias, tanto na
comunicação quanto nas artes, chegando aos estudos de intermidialidade e, em especial,
às categorias analíticas elaboradas por Rajewsky (2005) a partir de suas análises sobre
relações variadas entre mídia, arte e tecnologia. Sendo o foco central dessa dissertação o
estudo da expressão de uma relação específica entre televisão e internet, também foram
revisadas as teorias sobre ambas as mídias bem como os estudos dos elementos que as
caracterizam em seus meios de produção, distribuição e consumo de modo a ser
possível alinhar as semelhanças e diferenças entre a composição para a internet e
posterior transposição midiática para a televisão. A partir da junção de teoria, contexto
midiático e produto midiático, foram analisados 26 episódios do programa Porta dos
Fundos – 1ª Temporada, transmitido pela Fox Brasil, entre 2014 e 2015, comparando-os
com os vídeos originais postados no YouTube que fizeram parte das montagens,
articulando-os com as manifestações da audiência no YouTube e nas redes sociais e,
assim, demarcando os elementos que caracterizam a intermidialidade. ABSTRACT - This dissertation shows the case of intermidiality on Porta dos Fundos shown through the analysis of the aspects that characterize the match between televison and internet which marks the humorous shows, pointing them on their mediatic career with extracompositional elements and relating them to the compositional elements which are manifested on YouTube and, after, on Fox Brasil. The study begins from the analysis of theories that speak about hybridism and relations between media, both on the communication and arts, to the intemidiality studies and, specially, to the analytics categories developed by Rajewsky (2005) from her analysis about a lot of relations between media, art and technology. As the main focus of this work is the study of manifestation of a specific relation between television and internet, the theories about both were reviewed, as was the study of elements which characterize those media in their ways of production, distribution and consumption, thus making it possible to see the similarities and the differences between the composition for the internet and the later mediatic transposition to the television. By joining theory, mediatic context and mediatic product, 26 episodes of the Porta dos Fundos show – 1ª season, broadcasted by Fox Brasil, from 2014 to 2015, were examined, comparing them with the originals videos posted on YouTube, which were part of the editing, linking them with the manifestation of the YouTube and social network audiences and in that pointing out the elements that demonstrate intermidiality. |
Palavras-chave: | Comunicação de Massa Mídia Digital Humorismo Brasileiro Mass Media Digital Media Brazilian Wit and Humor |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3182 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
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A TV na Internet, a intermidialidade em Porta dos Fundos - KarolineGBPortela.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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