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Tipo: Dissertação
Título: Ensino secundário e agentes intelectuais no sul de Mato Grosso (1931-1961)
Autor(es): Andrade, Heloise Vargas de
Primeiro orientador: Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
Abstract: O presente estudo tem como objetivo compreender como agentes intelectuais na porção sul do Mato Grosso representam em suas memórias a formação no secundário no período que compreende os anos de 1931 a 1961. Partimos da hipótese de que o ensino secundário com uma formação humanística propiciou uma sólida e referenciada formação de agentes intelectuais, que neste nível de ensino foram despertados a percorrerem uma trajetória no campo intelectual, principalmente na posição de docentes e escritores. Para alcançar tal objetivo utilizamos como fonte de pesquisa obras memorialísticas e relatos orais por meio entrevistas semiestruturadas que foram cruzadas com documentos de instituções escolares de ensino secundário. Nesse sentido, focalizamos em três agentes, quais sejam, Abílio Leite de Barros, Pirre Adri e José Corrêa Barbosa, que, contribupiram na pesquisa por meio de suas memórias orais e escritas. Tais fontes foram analisadas a partir do referencial teórico de Pierre Bourdieu. Intencionamos contribuir com a história regional da Educação, a partir de uma análise sociológica do processo educacional de formação das elites intelectuais, estabelecendo um diálogo teórico-metodológico entre história e memória. No período selecionado para a pesquisa identificamos no campo educacional, intensas disputas entre defensores da pedagogia tradicional e escolanovista. Isso porque o ensino secundário com um curriculo literário conformava-se como reduto de formação das elites intelectuais, ao conferir ao ensino secundário um caráter seletivo. Com recorrentes denúncias a ineficiência do ensino, o curso secundário passou por sucessivas reformas a fim de democratizar o acesso à instrução secundária, com discussões e propostas relacionadas ao movimento escolanovista. Em contrapartida no sul de Mato Grosso as instituições que haviam sido recentemente instaladas, ofereceram as classes economicamente favorecidas desta parte do País um ensino tradicional, com um curriculo predominantemente literário que proporcionou aos estudantes um acúmulo de capitais – social, cultural e simbólico – que mais tarde os auxiliaram na inserção no campo intelectual. Na análise identificamos práticas culturais, escolares, sociais e religiosas por meio do incentivo a leitura e a escrita, participação em grêmios, desfiles, competições e cerimônias de premiação que legitimaram agentes com disposições incorporadas para tal inserção no campo intelectual. Em que pese às fragilidades das instituições secundárias do sul de Mato Grosso, as instituições alcançaram renome e cumpriram a função de reprodução das desigualdades sociais.
ABSTRACT - The present study aims to bring understanding on how the intellectual agents from the south of Mato Grosso in their memories represent secondary education in the time period between 1931 and 1961. We assumed that a humanistic secondary education provided a solid and referenced formation of intellectual agents that in this level of education were incited to pursue a path in the intellectual field mainly in the positions of professors and writers. To reach that goal we used as research source the memorial work and the oral report obtained through semi-structured interviews crossed with documents from secondary schools at the time. So we focused on the contribution of three agents, them being Abilio Leite de Baros, Pirre Adri and José Corrêa Barbosa, through their oral and written shared memories. Those sources were then analyzed using Pierre Bourdie’s as theoretical reference. This study intends to contribute to the history of education in the region by the sociological analysis of the educational process in the developing of intellectual elites, bringing a theoretical and methodological dialogue between history and memory. In the time period chosen for the research we found intense disputes in the educational field between traditional pedagogy and escolanovista’s advocates. That could be explained due to the fact that secondary education was restrictive and considered a training centre for the intellectual elite. The continuous complaints regarding the inefficiency of a restricted secondary education put it under several reforms to make access more democratic by using proposals and discussions from the escolanovista movement. On the other hand new teaching institutions offered students from economically more favored social groups a traditional literacy education allowing those students to gather social, cultural and symbolical capitals, which later on helped them enter the intellectual field. In the analysis we identified cultural, scholar, social and religious practices encouraged by the reading and writing, and also participation in parades, competitions, student guilds and award ceremonies that legitimize those agents in the intellectual field. Despite the weaknesses of secondary education institutions in the south of Mato Grosso they managed to make a name for themselves and took a part in the maintenance of social inequalities.
Palavras-chave: Ensino Secundário
Memória Autobiográfica
Intelectuais
Education, Secondary
Autobiographical Memory
Intellectuals
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3177
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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