Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3168
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dc.creatorFerreira, Maycon Douglas-
dc.date.accessioned2017-07-18T13:15:55Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3168-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar as potencialidades das narrativas (auto)biográficas na/para formação de professores de matemática no espaço do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Matemática, modalidade presencial, do INMA/UFMS, campus de Campo Grande. Nesse sentido, realizamos intervenções pedagógicas durante dois semestres (no segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016) e apresentamos os movimentos investigativos em torno de treze encontros realizados a partir da discussão sobre as narrativas (auto)biográficas, vídeos produzidos pelos bolsistas e impressões sobre estes produzidas por pesquisadores de diferentes universidades do país. Nossas análises pautaram-se em episódios das gravações em vídeo das treze reuniões, assim como em questões apontadas pelas (auto)biografias e pelos pesquisadores que atuaram como interlocutores nesse processo. Entre os vários temas apontados e as várias possibilidades analíticas, focamos na busca por movimentos de problematizações, especificamente acerca de dois temas: avaliação e constituição identitária do professor de matemática. Para além de evidenciar diferentes discursos como sinal de desestabilização na discussão efetivada, nossas análises apontaram para a relevância em se criar outros espaços na formação inicial de professores de Matemática em que suas experiências como alunos do Ensino Básico sejam problematizadas, evitando ou dificultando um processo naturalizado de reprodução.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as object to investigate the potentialities of (self)biographical narratives in/for the formation of mathematics' teacher in the space of Institutional Scholarship Program of Initiation on Teaching (PIBID), area of Mathematics, presential modality, of the Institute of Mathematics (INMA/UFMS), campus of Campo Grande. In this sense, we've done pedagogical interventions during two semesters (on the second semester of 2015 and the first semester of 2016) and we've presented the investigative movements during the thirteen encounters made from the discussion about the (self)biographical narratives, videos made by the bolsists and impressions about them produced by researchers from diferent universities of the country. Our analysis are based on episodes of recorded videos from the thirteen meetings, such as questions pointed by (self)biographies and by the researchers who acted as interlocutors in this process. Among the various themes apointed and the various analitics possibilities, we focused on the pursuit of problematization's movements, specificaly about two themes: evaluation and identitary constituition of the mathematic's teacher. Beyond of evidentiate diferent speeches as signal of desestabilization in the efectived discution, our analysis pointed to the relevance in creating other spaces in the initial formation of mathematic's teachers in which their experiences as student of Basic Education be problematized, avoiding or dificulting a naturalized process of to reproduce.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectMathematics - study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.titleNarrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Luzia Aparecida de-
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