Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3137
Tipo: Dissertação
Título: Composição e distribuição da avifauna em diferentes fitofisionomias de Cerrado no Parque Estadual Dom Osório Stöffel, Rondonópolis, Mato Grosso
Autor(es): Ramalho, Kefany Rodrigues de Andrade
Primeiro orientador: Posso, Sérgio Roberto
Abstract: As abrangentes interações ecológicas, a alta diversidade e a fácil detecção tornam os estudos de comunidades de aves importantes ferramentas para traçar estratégias de manejo e conservação em áreas protegidas. Desse modo, este estudo teve como objetivo descrever a composição da comunidade de aves e sua distribuição temporal e espacial em dois tipos de vegetação de Cerrado (mata ciliar e cerrado sentido restrito) em uma unidade de conservação. O método utilizado foi o de pontos fixos. Em cada habitat foram definidas duas áreas com oito pontos totalizando 32 pontos, com distância mínima de 200 metros entre eles e raio visual de 30 metros. Foram realizadas 12 campanhas de agosto de 2014 a setembro de 2015, em um esforço amostral de 102 horas. Foram registradas 173 espécies (3816 contatos), três espécies endêmicas (Antilophia galeata, Herpsilochmus longirostris e Cyanocorax cristatellus), três em alguma categoria de ameaça (Ara chloropterus, Primolius maracana e Crax fasciolata) e três migratórias (Elaenia chilensis, Elaenia parvirostris e Turdus amaurochalinus). No cerrado sentido restrito foram registradas 119 espécies (57 exclusivas), maior índice Shannon-Wiener (H’= 4,093) e eqüidistribuição (E= 0,8564) comparado com a mata ciliar com 116 espécies (54 exclusivas), índice Shannon-Wiener (H’= 3,914) e eqüidistribuição (E=0,8233). Considerando os dois ambientes, o espaço vertical mais utilizado pelas aves foi o superior. A análise de ordenamento (NMDS) indicou diferença pronunciada entre a mata ciliar e o cerrado sentido restrito em termos de distribuição horizontal das espécies. Já em relação à distribuição vertical, as comunidades de aves exibiram diferenças tanto entre os ambientes quanto entre os estratos, porém mais pronunciada nesse último. Os estratos superior e solo apresentaram avifauna distinta nos dois habitats e os estratos superior e intermediário do cerrado sentido restrito tiveram maior similaridade entre si do que esses na mata ciliar. Quanto à distribuição das comunidades nos ambientes em função da temporalidade, a mata ciliar diferiu nas estações seca e chuvosa, porém no cerrado sentido restrito não houve diferença significativa. Os resultados sugerem que o parque abriga uma rica comunidade de aves e que a heterogeneidade ambiental encontrada na área cria condições favoráveis para o aumento da diversidade, já que os ambientes amostrados apresentaram espécies exclusivas. Além disso, as comunidades também se comportam nesses dois ambientes de maneira diferente nas estações seca e chuvosa. Estes resultados apontam que ambos os habitats devem ser priorizados em termos de manejo e conservação.
Palavras-chave: Aves
Distribuição Espacial da População
Espécies em Perigo de Extinção
Biodiversidade
Heterogeneidade Genética
Birds
Residence Characteristics
Endangered Species
Biodiversity
Genetic Heterogeneity
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3137
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Biologia Animal



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.