Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3135
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recémnascido pré-termo : do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital |
Autor(es): | Luizari, Marisa Rufino Ferreira |
Primeiro orientador: | Fonseca, Luciana Mara Monti |
Abstract: | As tecnologias educacionais, fortemente representadas pelos serious games na atualidade, têm
ressignificado o processo de ensino–aprendizagem em saúde e enfermagem, contribuindo para o
ensino participativo e mediando a aprendizagem não só de estudantes, mas também de profissionais e
pacientes. Este estudo teve o objetivo de avaliar a aprendizagem cognitiva de enfermeiros de unidades
neonatais sobre a termorregulação do recém-nascido pré-termo mediada pelo uso de tecnologia digital:
o serious game e-Baby. O estudo se estruturou em três fases complementares. A primeira consistiu em
uma pesquisa metodológica, baseada em Design Participativo, de um jogo educativo denominado e-
Baby: avaliação clínica da termorregulação no recém-nascido pré-termo, com a participação de três
especialistas da área de enfermagem neonatológica e três da área de tecnologia digital. Na segunda
fase, elaborou-se um curso de atualização semipresencial de 30 horas, embasado em Seixas (2002),
abordando o tema da avaliação da termorregulação do recém-nascido prematuro, voltado a
enfermeiros que atuavam em unidades neonatais de um hospital público de referência e enfermeiras
matriculadas em um curso de especialização no cuidado de enfermagem intensivo neonatal e
pediátrico de uma instituição pública de ensino no interior do Estado de São Paulo, totalizando 22
participantes. A terceira compreendeu um estudo quase-experimental realizado no curso de atualização
implementado com o jogo, disponibilizado online durante todo o decorrer da atividade de educação
permanente. Como resultados, obteve-se um serious game em formato de simulação virtual em que o
bebê prematuro virtual em sua incubadora é avaliado por uma enfermeira quanto aos diferentes
aspectos da termorregulação. O curso semipresencial foi estruturado em módulos, incluindo
participação em fórum de discussão e avaliações. Ao se compararem as médias do pós-teste e as do
pré-teste (teste não paramétrico de Wilcoxon), constatou-se diferença estatisticamente significativa
entre os participantes (p = 0,0001). O jogo e-Baby voltado à avaliação clínica da termorregulação do
recém-nascido pré-termo mostrou-se eficaz como ferramenta de intervenção no processo de ensino–
aprendizagem, despertando interesse, ludicidade e motivação em seus usuários. ABSTRACT - Educational technologies, today strongly represented by serious games, have changed the face of the teaching–learning process in the health and nursing areas, contributing to promote participatory teaching and mediating the learning of students, health professionals, and patients alike. The purpose of this study was to evaluate the cognitive learning that nurses working in neonatal units can acquire on the thermoregulation of preterm newborns with the aid of a digital technology: the e-Baby serious game. This study comprised three complementary stages. The first entailed a methodological investigation, based on Participatory Design, of an educational game entitled e-Baby: clinical evaluation of thermoregulation in the preterm newborn, involving the participation of three specialists in neonatology nursing and three specialists in digital technology. In the second stage, drawing on Seixas (2002), a semi-distance 30 h refresher course was developed on thermoregulation evaluation in premature newborns. The audience of 22 participants consisted of nurses working in neonatal units at a public referral hospital and nurses enrolled in a post-baccalaureate course in intensive neonatal and pediatric nursing care at a public educational institution in the interior of São Paulo state. The third stage comprised a quasi-experimental study carried out in the setting of the refresher course, mediated by the game, available online throughout the course. A serious game in virtual simulation format was thus achieved, in which a virtual premature baby in an incubator is evaluated by a nurse for a range of thermoregulation aspects. The semi-distance learning course was organized into modules and included a discussion forum and evaluations. Comparison between post- and pre-test means (non-parametric Wilcoxon test) revealed a statistically significant difference between participants (p = 0.0001). The e- Baby serious game for clinically assessing thermoregulation of preterm neonates proved effective as an intervention instrument in the teaching–learning process, sparking the interest, play, and motivation of its users. |
Palavras-chave: | Enfermagem Neonatal Regulação da Temperatura Corporal Tecnologia Educacional Simulação por Computador Educação em Enfermagem Neonatal Nursing Body Temperature Regulation Educational Technology Computer Simulation Education, Nursing |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3135 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Teses e dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recémnascido.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.