Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuirino, Jesus Reinaldo Alves-
dc.date.accessioned2017-05-10T20:21:31Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3104-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cujo objeto de estudo foi a reflexividade docente na formação continuada de professores de Matemática. Teve como finalidade responder a seguinte questão: como se caracteriza a reflexividade docente identificada em pesquisas em Educação Matemática que tratam da formação continuada de professores de Matemática, vinculadas ao Programa Observatório da Educação, no Brasil, de 2010 a 2015? Seu objetivo geral foi Analisar pesquisas em Formação Continuada de Professores de Matemática, produzidas no Brasil, nos Programas de Pós-Graduação, vinculadas ao Programa OBEDUC, no período de 2010 a 2015, mais especificamente buscando caracterizar a reflexividade docente. Para discorrer sobre formação continuada de professores nos apoiamos em Nóvoa (1991, 1995, 2013), Gatti (2002, 2008), Imbernón (2009, 2010, 2011) e Demailly (1995), dentre outros. Para a análise dos indícios de reflexão docente, identificados nas pesquisas nos valemos de Zeichner (1993, 2002), Pimenta (2002), Alarcão (2001), Ibiapina (2008) e Liberali (1999, 2010). Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa com base em Esteban (2010) e a modalidade de pesquisa conforme os pressupostos do Estado da Arte, de acordo com Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006) e o Estado da Questão, em consonância com Therrien e Therrien (2004). Mapeamos 124 pesquisas entre teses e dissertações desenvolvidas em projetos vinculados ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), defendidas no período de 2010 a 2015. Destas identificamos 43 pesquisas em Educação Matemática e 32 voltadas para formação continuada, dentre as quais, segundo critérios estabelecidos para definir o corpus de análise, selecionamos 5 dissertações que apresentaram indícios de reflexão do professor. Para a análise desses indícios definimos 3 categorias - Formação continuada e a reflexividade docente na perspectiva da técnica, Formação continuada e a reflexividade docente na perspectiva da prática e Formação continuada e a reflexividade docente na perspectiva da crítica - por meio das quais, com base em Liberali (1999, 2010) caracterizamos a reflexividade docente nos níveis técnica, prática e crítica. As análises dessas pesquisas nos permitiram apontar como principais resultados nos processos de formação continuada de professores no âmbito do OBEDUC, que: a reflexão docente é exercida como forma de mediar a formação docente e possibilitar as mudanças de concepções, a transformação das práticas pedagógicas, a autoavaliação do professor, a mudança de postura diante da sociedade em que atua e o aperfeiçoamento profissional. Verificamos ainda que de maneira geral a reflexão docente não é promovida com o objetivo de atingir o nível de reflexão crítica, ou seja, é realizada sem uma fundamentação teórica que a guie, o que a faz se aproximar muito do ato de pensar, inato do ser humano. Mesmo assim com um olhar mais atento, foi possível, por meio dos indícios localizados, identificar nas pesquisas vinculadas ao Programa OBEDUC, o exercício da reflexividade docente nos três níveis (técnica, prática e crítica).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research was done on Mathematical Education at the Master Program in Mathematical Education from the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The research object was the teacher reflexivity in the continuing training for Mathematics teachers. The research purpose was to answer the following question: what is the teacher reflexivity like – those identified in the surveys in Mathematics Education which deal with the continuing formation of Mathematics teachers, linked to the Observatory of Education Program, in Brazil, from 2010 to 2015? Our general aim was to analyze the research in continuing training done in Brazil for Mathematics teachers, in the graduation programs, linked to the OBEDUC Program, from 2010 to 2015, specifically seeking to characterize teacher reflexivity. We found support in Nóvoa (1991, 1995, 2013), Gatti (2002, 2008), Imbernón (2009, 2010, 2011), and Demailly (1995), among others in order to discuss the continuing teacher training. For the data analysis from the reflection identified in the researches and surveys, we based on Zeichner (1993, 2002), Pimenta (2002), Alarcão (2001), Ibiapina (2008) and Liberali (1999, 2010). We chose a qualitative research approach based on Esteban (2010) and the research modality according to the Ferreira (2002) and Romanowski and Ens (2006) assumptions of the State of Art and the State of the Question in agreement with Therrien and Therrien (2004). We mapped 124 research among theses and dissertations carried out and linked to the Observatory of Education Program (OBEDUC) between 2010 and 2015. Out of 124, we identified 43 research in Mathematics Education and 32 aimed at continuing training, among which, according to established criteria, to define the corpus of analysis, we selected 5 dissertations that showed signs of reflection. In order to analyze the evidence for reflection, we defined three categories: Continuous training and teacher reflexivity from a technical perspective, Continuing education and teacher reflexivity from the perspective of practice and Continuing education and teacher reflexivity from the perspective of criticism, through which, based on Liberali (1999, 2010), we characterized teacher reflexivity at the technical, practical and critical levels. The analyses of these research allowed us to point out as main results in the processes of continuous training of teachers within OBEDUC Program: that teacher reflection is exercised as a way to mediate teacher training and enable changes in conceptions, the transformation of pedagogical practices, the self-evaluation of the teacher, the change of attitude towards the society in which he/she works and the professional improvement. We also concluded that, in general, the teacher reflection is not promoted with the objective of reaching the level of critical reflection, that is, it is carried out without a theoretical framework that guides it, which makes it very close to the act of thinking as a natural human being attitude. Even with a closer look, it was possible, through those indications, to identify in the research related to the OBEDUC Program, the exercise of teacher reflexivity in all the three levels (technical, practical and critical).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectPrática Profissionalpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.subjectProfessional Practicept_BR
dc.titleUm panorama das pesquisas em formação continuada de professores de matemática no programa OBEDUC (2010 – 2015): uma caracterização da reflexividade docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Patrícia Sandalo-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.