Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3093
Tipo: Dissertação
Título: Prática de alcance com luvas de Velcro® em bebês pré-termo : ensaio clínico controlado randomizado
Autor(es): Nascimento, Andressa Lagoa
Primeiro orientador: Marangoni, Daniele de Almeida Soares
Abstract: Contextualização: O alcance manual é um marco no desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida e favorece a exploração do ambiente. Segundo a revisão sistemática conduzida no presente trabalho (Estudo 1), estudos evidenciam que o treino de alcance associado ao “sticky mittens paradigm” (paradigma das luvas aderentes) fornece experiência motora precoce e parece enriquecer as estratégias de alcance em bebês com desenvolvimento típico. No entanto, seus efeitos ainda não foram investigados em bebês pré-termo, que apresentam risco biológico para alterações no desenvolvimento de habilidades manuais. Com base nisso, o Estudo 2 foi conduzido. Objetivo: O Estudo 2 teve por objetivo geral investigar os efeitos do uso de luvas com Velcro® associado ao treino de alcance em bebês pré-termo. Métodos: O estudo tem caráter de ensaio clinico controlado randomizado. Para isto, participaram da pesquisa 24 bebês com idade gestacional de 34 a 36 semanas e 6 dias (M =35,91 ± 0,62) de gestação e peso adequado ao nascer. Os bebês foram avaliados na emergência do alcance, que aconteceu entre as 17 e 22 semanas de idade cronológica dos bebês. Os bebês foram alocados de forma aleatória para grupo experimental e controle. Foram avaliados em três momentos: antes e depois do treino e 4 minutos após o pós-treino (teste de retenção). As avaliações aconteceram em um bebê conforto reclinado a 45º. Em todas as avaliações, brinquedos foram oferecidos pela pesquisadora na linha média do bebê, na altura do processo xifoide, e no comprimento do braço, por 2 minutos. O treino era aplicado entre o pré- e o pós-treino de acordo com a alocação dos bebês. Para o grupo experimental, a pesquisadora sentava-se com o tronco apoiado, pernas ligeiramente afastadas e quadris e joelhos flexionados, vestia as luvas com Velcro® nas mãos dos bebês e aplicava o treino de alcance por 4 minutos oferecendo brinquedos cobertos pela face oposta do Velcro®. O grupo controle realizou um treino social, sem estímulo ao alcance. O número de alcances foi calculado e as variáveis categóricas foram constituídas por ajustes proximais (alcances uni e bimanuais), ajustes distais (abertura da mão), e preensão. Resultados: O grupo experimental no pós-treino apresentou maior número de alcances totais, alcances bimanuais, alcances com mão semi-aberta e alcances sem preensão em comparação ao grupo controle. No teste de retenção, os resultados entre os grupos foram mantidos apenas para o número de alcances bimanuais. Conclusão: Nossos achados sugerem que o treino de alcance com luvas com Velcro® promove maior número de contatos mão-brinquedo, principalmente alcances bimanuais e com mão semi-aberta, em comparação ao treino social. Esses avanços foram mantidos após 4 minutos apenas para os alcances bimanuais.
ABSTRACT - Contextualization: Manual reaching is a milestone in infants’ motor repertoire in the first months of life as it favors the environment exploration. According to a systematic review conducted for the present work (Study 1), research has shown that reaching training associated to the sticky mittens paradigm provide early motor experience and seem to enrich the reaching strategies in typically developing infants. However, this topic was not investigated in preterm infants, who are at risk for delays in manual skills. Based on that, a Study 2 was carried out. Objective: The objective of the Study 2 was to investigate the use of covered Velcro® mittens associated to reach training in preterm infants. Methods: The study is a randomized controlled trial. To this end, 24 infants with gestational age from 34 to 36 weeks and 6 days (M = 35.91 ± 0.62) of gestation and adequate birth weight participated in the study. Infants were assessed in the emergency of reaching, which occurred between the 17 and 22 weeks of chronological age of infants. The infants were randomly assigned to experimental or control groups. They were evaluated in three moments: before and after the training, and 4 minutes after the post-training (retention test). Infants were evaluated in a baby seat reclined at approximately 45º. In all assessments, a toy was offered by the researcher at the infant’s midline at arms length for 2 minutes. Between the pre- and post-training, the training was administered by the researcher according to the allocation of the infants. For the experimental group, the researcher sat with her torso propped up, her legs slightly apart, her hips and knees flexed. Infants wore Velcro covered mittens on both hands and were placed on the researcher’s lap to receive the training, in which Velcro covered toys were offered to the infant for 4 minutes. The control group received only a social training. The number of reaches was calculated and the categorical variables were constituted by proximal adjustments (uni and bimanual reaches), distal adjustments (hands opening), and grasping. Results: The experimental group showed a greater number of total reaches, bimanual reaches, semi-open hand reaches and reaches without grasping compared to the control group. In the retention test, results between groups were maintained only for the number of bimanual reaches. Conclusion: Our findings suggest that the reaching training with Velcro® covered mittens promotes a higher number of hand-toy contacts, mainly with bimanual and semi-open hands, in comparison to social training. Only the advances in bimanual reaching was maintained after 4 minutes.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil
Destreza Motora
Crescimento e Desenvolvimento
Child Development
Motor Skills
Growth and Development
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3093
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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