Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDella Vecchia, Eliane Aparecida de Moraes-
dc.date.accessioned2017-04-25T15:08:53Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3078-
dc.description.abstractEsta pesquisa justifica-se para cumprir um dos principais objetivos do PROFLETRAS que é capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. Para isso, buscamos ampliar o desenvolvimento dos nossos alunos com a leitura e a produção textual pelo gênero artigo de opinião. Como objetivo geral, propomos a desconstrução de significados/conceitos estabilizados tendo em vista a melhoria nas práticas de leitura e de escrita pela mediação do professor. Quanto aos específicos, buscamos: 1) analisar se há avanço na leitura e como contribuir para a produção de textos argumentativos e estruturados (coesão, coerência e progressão temática); e 2) discutir se o aluno constrói seu discurso permeado por interações e valores vigentes no seu meio, concebendo a linguagem enquanto função social interativa. Partimos da hipótese de que a leitura pode tornar-se uma forma de desconstrução de discursos cristalizados e favorecer interpretações críticas que, consequentemente, oportunizam a construção de argumentos consistentes e articulados, conforme exige a tipologia argumentativa. Para tanto, os questionamentos que norteiam são: 1) como o aluno se apropria dos múltiplos discursos cotidianos e argumenta seus posicionamentos frente ao outro? 2) como superar dificuldades ao ler/compreender/discutir um tema e, consequentemente, posicionar e defender um ponto de vista? e; 3) como contribuir para a formação crítica do aluno?. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo pelo método da pesquisa-ação, que se valeu de leituras de diversos textos, discussões de documentários e debate sobre uma temática social relevante (projeto de lei envolvendo a redução da maioridade penal), visando a criticidade e a escrita significativa dos alunos do Ensino Fundamental, 9º ano, em uma escola estadual na cidade de Jaboticabal/SP, no decorrer de doze horas-aula, no ano de 2015. Para a análise, apoiamos na óptica da Linguística Textual-Interacionista e Linguística Aplicada em uma interface com a abordagem discursiva, objetivando levantar e interpretar os processos de referenciação na escrita e uso de recursos argumentativos, a partir dos estudos de Koch (2014), Koch; Elias (2015) e Cavalcante (2013) sobre ensino e referenciação. Coracini (1995), Orlandi (2007) e Geraldi (1997; 2010) sobre sujeito e discurso, bem como recorremos a Rojo (2004); Marcuschi (2008) e Bakhtin (2003) sobre gêneros textuais/discursivos. Esta dissertação está dividida em três capítulos, no primeiro, tratamos das concepções teóricas que embasam a análise. Já o segundo apresenta a contextualização da pesquisa, os procedimentos metodológicos e a coleta do córpus e, finalmente no terceiro, discutimos por meio das regularidades apresentadas, o processo referencial nos textos escritos, discutindo as marcas linguísticas do aluno-autor que indicam sua singularidade discursiva. Os resultados indicam ganhos significativos tanto em relação à leitura quanto à escrita do gênero trabalhado, pois a proposta aqui apresentada contribuiu para o desenvolvimento do trabalho com leitura aliados à escrita como mecanismo de superação das dificuldades de compreensão textual, neutralidade de discurso e a não apropriação da escrita.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research is justified to fulfill one of the main objectives of PROFLETRAS, which is the training of Portuguese language teachers to teach in Elementary School, with the aim of contributing to the improvement of the quality of teaching in the country. The development of our students through reading and textual production through the opinion article genre. Also review the reading practices carried out in the school, aiming to overcoming the difficulties of the students as authors of argumentative texts, considering all possible interactions between subjects, texts and discourse. The main objective of this work is to propose the deconstruction of stabilized meanings / concepts in order to improve reading and writing practices through teacher mediation. As for the specifics, we vocabulary: 1) to analyze whether there is progress in reading and how it contributes to the production of argumentative and structured texts (cohesion, coherence and thematic progression) and 2) to discuss if the student constructs his discourse permeated by interactions and values in its environment, conceiving Language as an interactive social function. Based on the hypothesis that reading can become a form of deconstruction of crystallized discourses and favor critical interpretations that, consequently, allow the construction of consistent and articulated arguments, as required by the argumentative typology. In order to do this, three questions are asked: 1) how does the student appropriate multiple daily discourses and argue their positions in front of the others?; 2) how to overcome difficulties when reading / understanding / discussing a theme and, consequently, positioning and defending a point of view? And 3) how to contribute to the critical formation of the student? It is a qualitative research using the action-research method, which used reading of several texts, discussions of documentaries and debate on a relevant social issue (a bill involving the reduction of the penal age), aiming at criticality and the significant writing of Elementary School students (9th grade), in a state school in the city of Jaboticabal / SP, during twelve hours of class, in the year 2015.For the analysis, we support in the perspective of Textual-Interactionist Linguistics and Applied Linguistics in an interface with the discursive approach, to raise and to interpret the processes of reference in the writing and use of argumentative resources, from the studies of Koch (2014), Koch; Elias (2015), Cavalcante (2013) on teaching and referencing; Coracini (1995), Orlandi (2007); Geraldi (1997; 2010) on subject and discourse, as well as Red (2004); MARCUSCHI (2008) and Bakhtin (2003) on textual / discursive genres. This dissertation is divided in three chapters, in the first we deal with the theoretical conceptions that support this analysis. The second one presents the context of the research, the methodological procedures and the collection of the corpus, and finally in the third, we discuss through the presented regularities, the reference process in the texts writing, discussing the linguistic marks of the student-author that indicate their discursive singularity. The results indicate significant gains both in relation to reading and writing of the genre worked, since the proposal presented here contributes to the development of work with reading allied to writing as a mechanism to overcome the difficulties of textual comprehension, discourse neutrality, non-appropriation of writing.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso Narrativopt_BR
dc.subjectLeitura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - escritapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectDiscourse Analysis, Narrativept_BR
dc.titleArtigo de opinião : Em busca da leitura e escrita significativa no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOpinion article: in search of meaningful of reading and writing in elementary school.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Celina Aparecida Garcia de Souza-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de opinião Em busca da leitura e escrita significativa no ensino fundamental.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.