Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorManoel, Camila Aparecida Lopes Coradetti-
dc.date.accessioned2017-03-29T19:26:22Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3056-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um olhar contemporâneo para a matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2015. Tem o objetivo de descrever e analisar discursos da matemática financeira presentes nos livros didáticos de matemática do ensino médio. Em busca de alcançá-lo, foi observado como as instâncias reguladoras e de instrução de conduta dos alunos podem operar por intermédio das relações de poder existentes. A investigação tem inspirações nas perspectivas curriculares contemporâneas de pesquisa em Educação e Currículo, que apontam o currículo como um artefato construído por práticas discursivas por meio da linguagem, que, por sua vez, hegemoniza determinados sentidos e significados que podem produzir relações de poder. A partir dessa visão sobre o currículo foi articulado um movimento de análise por meio das contribuições da análise do discurso foucaultiana. O material de análise constou de capítulos e seções específicas da matemática financeira, em livros didáticos de matemática do ensino médio, e também das seções direcionadas para os professores. Os enunciados foram construídos de forma articulada em uma trama discursiva; são eles: a tomada de decisão, uma instrução necessária; o investimento e a poupança, uma prática para o acúmulo de capital e a formação do cidadão vinculada à formação do consumidor. As contribuições mais maduras da obra de Foucault deram origem à problematização da pesquisa, tendo em vista que indiciam que a matemática financeira pode contribuir para a produção de significados de que ser sujeito, no discurso da matemática financeira, é ser empreendedor de si, por meio de seu capital humano. Foi possível observar, pelas análises, indícios de que a matemática financeira pode contribuir, para o exercício da cidadania, já que esta é marcada por uma liberdade governada. Nesse contexto, foi possível perceber, uma intricada relação entre liberdade e poder que caracteriza a presença de ações de biopolítica e ações de governamentalidade neoliberal.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research presents a contemporary look to the financial mathematics in the high school textbooks approved by the PNLD to 2015. Aims to describe and analyze speeches of financial mathematics in the textbooks of high school math. In seeking to achieve it, wasnoted as the regulatory bodies and conduct instruction of students can operate through the existing power relations. Research has inspirations in perspectives contemporary curriculum of research in education and curriculum, pointing the curriculum as an artifact constructed by discursive practices by means of language, which hegemoniza certain senses and meanings that can produce power relations. From this insight into the curriculum was articulated a movement of analysis through the contributions of discourse analysis foucaultiana. The analysis consisted of chapters and specific sections of financial mathematics, in textbooks of high school mathematics, and also the sections directed to teachers. The statements were constructed as articulated in a discursive plot; they are: decision making, a necessary statement; investment and savings, a practice for the accumulation of capital and the formation of the citizen linked to the formation of the consumer. The most mature contributions of Foucault's work gave rise to the problematization of the research, in order to indicate that the financial mathematics can contribute to the production of meanings that be subject, in the speech of financial mathematics, is to be entrepreneurial themselves, through its human capital. By the analyses, It was possible, to observe indications that the financial mathematics can contribute to the exercise of citizenship, since this is marked by a freedom ruled. In this context, it was possible to perceive, an intricate relationship between freedom and power that characterizes the presence of biopolitical actions and neoliberal governamentality’s actions.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMathematics - study and teachingpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectBusiness Mathematicspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectEducation - curriculapt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.titleUm olhar contemporâneo para a matemática financeira presente nos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Antonio da-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar contemporâneo para a matemática financeira presente nos livros.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.