Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Ângela Nubiato-
dc.date.accessioned2017-03-27T20:26:18Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3047-
dc.description.abstractA proposta do projeto pedagógico, cuja aplicação é relatada nesta dissertação, abordou a problemática da aprendizagem do ensino de leitura literária em sala de aula e caminhos que visam contribuir na formação do leitor literário. A pesquisa, dividida em dois grandes momentos, desenvolveu, na primeira fase, a descrição e aplicação das cinco alternativas metodológicas concebidas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, apresentadas no livro Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993). A segunda fase se desenvolveu com a criação de um Círculo de Leitura nos moldes propostos inicialmente por Luzia de Maria, no livro O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? (2009), e posteriormente discutidos por Rildo Cosson, em Círculos de leitura e letramento literário (2014). Como corpus literário para aplicação da pesquisa, utilizou-se a obra do escritor mineiro Luiz Vilela. As obras de Vilela tratam de temas universais, permitem a expansão do pensamento crítico e foram selecionadas narrativas adequadas à faixa etária dos alunos. Entre os alunos do ensino fundamental que participaram do projeto, os textos despertaram grande interesse e motivação, resultando em análises críticas e sensíveis da realidade. As alternativas, no primeiro momento, e o Círculo de Leitura, no segundo momento, em conjunto com a obra de Luiz Vilela, pareceram adequadas, uma vez que as metodologias e a proposta do círculo decorrem de um longo processo de pesquisa em que foram validadas e reestruturadas. Para despertar nos alunos o interesse de se tornarem leitores literários, optamos por estruturar as aulas fora do período obrigatório, utilizando autor brasileiro que expõe temas com profundidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que propicia reflexão crítica sobre a linguagem e a sociedade. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância tanto da aplicação das alternativas quanto da formação do Círculo de Leitura e a necessidade de adaptá-los ao público ao qual a proposta é direcionada. Mostraram também que a escolha de textos literários fora dos best-sellers e das imposições da indústria cultural e da cultura de massa resultam em formação literária e crítica que normalmente não verificamos na escolarização da literatura, nos moldes escolares triviais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The education program aim, whose implementation is reported in this dissertation, was to search about the literary reading instruction in the classroom. The research was divided into two great moments. The first phase explored the description and application of the five methodological alternatives developed by Maria da Bordini Gloria and Vera Teixeira Aguiar, and presented in the book “Literature: the reader's training ─ methodological alternatives” (1993). The second phase involved the creation of a Reading Circle according to what was proposed initially by Luzia de Maria, in the book “The book club: being a reader, what does it matter?” (2009), and subsequently discussed by Rildo Cosson in “Reading circles and literary literacy” (2014). As a literary corpus for application of the research, we used the work of the writer Luiz Vilela, from Minas Gerais. Vilela's works deal with universal themes, therefore allowing the expansion of critical thinking. Appropriate narratives were chosen regarding the age of the students. Among elementary school students who participated in the project, the texts rose great interest and motivation, resulting in critical and sensitive analysis of reality. The alternatives, as a first moment, and the Reading Circle, as a second one, added by the Luiz Vilela‟s work seemed appropriate to us, once the methodologies and the circle proposal are based on a long research process, which were validated and restructured. In order to rise students' interest to become literary readers, we chose to establish the classes in other periods rather than the obligatory one, using Brazilian author who exposes issues with depth and sensitivity and, at the same time, who provides critical reflection on language and society. The research results showed the importance of both the application of the alternatives as well as the formation of the Reading Circle and the need to adapt them to the public to which the proposal is directed. They also showed that the choice of literary texts beyond the best-sellers as well as the impositions of the cultural industry and mass culture, resulted in literary and critical training that are not supposed to be found in the education literature based on trivial school molds.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura em Grupopt_BR
dc.subjectLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectGroup Readingpt_BR
dc.subjectLiterature - study and teachingpt_BR
dc.subjectEscritores e Leitorespt_BR
dc.subjectAuthors and Readerspt_BR
dc.titleLuiz Vilela em contexto extracurricular : alternativas metodológicas para o ensino de literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rauer Ribeiro-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Vilela em contexto extracurricular.pdf84,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.