Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcondes, Ianamary Monteiro-
dc.date.accessioned2017-03-27T14:38:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3042-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a criatividade em jogo na prática pedagógica do professor de Educação Física. Pensamos aqui a questão da criatividade em jogo, que diz respeito à influência do jogar em seu movimento de mudança e a importância perceptiva da criatividade em jogo do professor de Educação Física em seu processo criativo. Destarte, a intencionalidade desse estudo se configurou na pergunta norteadora “Como se dá a criatividade em jogo na prática pedagógica do professor de Educação Física?”. Com isso, este estudo foi realizado a luz da Fenomenologia, pautado nas ideias de Husserl (1986), Merleau-Ponty (2011) e Ricoeur (1990). Para compreender a criatividade e representar a ideia de criatividade em jogo utilizamos as ideias de May (1982). Além disso, realizamos um levantamento sobre a Educação Física e Prática Pedagógica, buscando dar apoio a compreensão dos sujeitos e de sua criatividade em jogo. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, realizada na abordagem da fenomenologia. Participaram deste estudo sete sujeitos. Todos os sujeitos deste estudo são professores de Educação Física, atuando da Educação Infantil ao Ensino Superior, além de alguns professores que trabalham com modalidades esportivas especificas. Ressaltamos que não foi priorizado nenhum nível de ensino e, sim, a prática pedagógica criativa. Após o direcionamento da pergunta para os sujeitos realizamos a redução fenomenológica dos discursos, encontrando as seguintes categorias abertas: Criatividade e Autonomia; Criatividade e Percepção; Criatividade e Estratégias. Tais categorias foram descritas na hermenêutica deste estudo, desvelando a criatividade em jogo, como elemento importante e fundamental na prática pedagógica do professor de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This paper discusses creativity at play in teaching practice of physical education teacher. We think here the question of creativity into play with regard to the influence of to play on your change and importance of perception on creativity at play of Physical Education teacher in his creative process. Thus, the intentionality of this study was based in question guiding "How does creativity at play in the pedagogical practice of Physical Education teacher?". Therefore, this study was conducted in light of phenomenology, based on the ideas of Husserl (1986), Merleau-Ponty (2011) and Ricoeur (1990). To understand creativity and represent the idea of creativity at play we use the ideas of May (1982). In addition, we conducted a survey on the Physical Education and Teaching Practice, seeking to support the understanding of the subject and its creativity into play. This work was characterized as a qualitative research, carried out in the phenomenology approach. The study included seven subjects. All study subjects are physical education teachers, working from kindergarten to higher education, as well as some teachers who work with specific sports. We emphasize that was not prioritized any level of education and, yes, the creative pedagogical practice. After directing the question to the subjects we perform the phenomenological reduction of speeches, finding the open categories: Creativity and Autonomy; Creativity and Perception; Creativity and Strategies. These categories were described in this study hermeneutics, revealing creativity into play as an important and fundamental element in teaching practice of physical education teacher.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectCreative Abilitypt_BR
dc.subjectPhysical Education and Trainingpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.titleCriatividade em jogo na prática do professor de Educação Física: uma leitura em fenomenologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rojas, Jucimara Silva-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criatividade em jogo na prática.pdf7,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.