Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3005
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do uso de extensões metafóricas, no discurso explicativo, sobre a resposta verbal emitida pelo ouvinte
Autor(es): Guimarães, Priscila Sampaio Espíndola
Primeiro orientador: Córdova, Lucas Ferraz
Abstract: O Behaviorismo Radical é a filosofia da ciência que embasa a Análise do Comportamento, tendo por objetivos a previsão, o controle, a interpretação do fenômeno comportamental e um fazer científico que seja efetivo. Seguindo tais princípios, em 1957, B. F. Skinner (1904-1990) publicou a obra Comportamento Verbal, buscando fornecer uma explicação válida para a relação verbal entre falante e ouvinte. É nessa obra que está, predominantemente, explicada a visão de Skinner (1957/1978) sobre as extensões metafóricas. O autor as insere na categoria dos tatos estendidos e a define como aquela emissão verbal que é controlada por propriedades secundárias do estímulo não verbal. Na presente pesquisa, estabeleceu-se como objetivo observar quais os efeitos do uso das extensões verbais metafóricas, inseridas em uma instrução antecedente à tarefa experimental, sobre a resposta verbal emitida pelo sujeito de pesquisa. O experimento foi organizado em duas fases, nas quais os participantes eram expostos a duas instruções escritas com conteúdo diferenciado (instrução descritiva e instrução metafórica). Os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos, variando entre eles a ordem de apresentação das diferentes instruções. Cada participante assistiu separadamente ao vídeo e, durante a exibição, emitiu suas explicações para o comportamento de um rato, sob esquema de reforçamento FI 40 segundos. A sessão experimental foi gravada e, posteriormente, transcrita. Como ferramenta metodológica, utilizou-se o Método Reno desenvolvido por Willard Day e colaboradores (1969), específico para a investigação do comportamento verbal, que busca inter-relacionar o método experimental ao método interpretativo na análise dos dados. Foi possível verificar, com os resultados obtidos, que os participantes do grupo 1, expostos, inicialmente, à instrução metafórica, apresentaram maior variabilidade de explicações para o vídeo que assistiram, emitiram maior número de verbalizações que versavam sobre seu próprio comportamento e emitiram respostas emocionais sobre a situação experimental na qual estavam inseridos. Os participantes do grupo 2, expostos inicialmente à instrução descritiva, por sua vez, mantiveram suas explicações sob controle da instrução para que explicassem o comportamento do rato e apresentaram maior padronização nas respostas emitidas. Os dados do presente estudo se mostram condizentes com a visão apresentada por Skinner (1957/1978) sobre as extensões metafóricas.
ABSTRACT - The radical behaviorism is the philosophy of science that underlies the behavior analysis, with the objectives of prediction, control, interpretation of the behavioral phenomena and effective scientific work. Following these principles, in 1957, B. F. Skinner (1904-1990) published the book Verbal Behavior, seeking to provide a valid explanation for the verbal relation between speaker and listener. It is in this work that Skinner's view (1957/1978) on the metaphoric extensions is predominantly explained. The author inserts them within the category of extended tacts and defines them as that verbal emission which is controlled by secondary properties of non-verbal stimuli. In this research, it was established as a goal to note what are the effects of the use of verbal metaphoric extensions inserted in a previous instruction to the experimental task, on the verbal response emitted by the subject of research. The experiment was organized in two phases, in which participants were exposed to two written instructions with differentiated content (descriptive instruction and metaphorical instruction). Participants were randomly divided into two groups, ranging among them the order of presentation of the different instructions. Each participant watched the video separately, and during the exhibition, issued its explanations for the behavior of a mouse, under reinforcement schedule FI 40 seconds. The experimental session was recorded and later transcribed. As a methodological tool, it was used the Reno method developed by Willard Day and colleagues (1969), specific to the investigation of verbal behavior, that seeks to interrelate the experimental method to the interpretive method in analyzing the data. It was possible to verify, with the results, that the participants of group 1, exposed initially to the metaphoric instruction, showed greater variability of explanations for the video watched, issued more verbalization that focused on their own behavior and issued emotional responses on the experimental situation in which they were inserted. Participants in group 2, initially exposed to the descriptive instruction, in turn, kept their explanations under control of the instruction to explain the mouse behavior and showed greater standardization on their issued responses. The data from this study are shown consistent with Skinner’s view (1957/1978) on the metaphoric extensions.
Palavras-chave: Comportamento Verbal
Metáfora
Análise do Discurso
Escuta (Psicologia)
Verbal Behavior
Metaphor
Discourse Analysis
Listening
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3005
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Sampaio Espíndola Guimarães.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.