Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Mariana Vasconcelos da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-03T12:24:45Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2977-
dc.description.abstractA questão agrária é objeto de estudo deste trabalho. Escolhemos a escola e a Geografia escolar como ambientes de investigação da temática agrária porque uma minoria da população, a classe dominante, utiliza, em especial, a escola para manter e reproduzir seus ideais capitalistas. A educação no Brasil acabou servindo para reproduzir o sistema ideológico do modo de produção capitalista, não só para mantê-lo, como também para silenciar quaisquer resquícios de mudanças ou lutas. Por isso, a importância de novos olhares e práticas no ensino de Geografia a fim de auxiliar o sujeito a desenvolver-se plena e criticamente. Abordar no ensino fundamental conteúdos que analisam e desnudam a conflitualidade da realidade colabora com o processo de construção de conhecimentos críticos. Logo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas da Geografia escolar no tocante aos conteúdos da questão agrária buscando entender os limites e as possibilidades de novas práticas nas séries iniciais do ensino fundamental de Ilha Solteira/SP. Destacando, pois, a importância da Geografia e da questão agrária para a formação crítica nas escolas, em busca de mudanças e transformação social. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, investigação dos livros didáticos utilizados nas escolas foco da pesquisa, bem como proposição de sequencias didáticas como possibilidade de novas práticas que considerem a questão agrária nos anos iniciais do ensino fundamental como essencial para que os educandos apreendam conceitos para leitura da realidade, tendo como ponto de partida o letramento geográfico (leitura geográfica de mundo). A pesquisa foi realizada com a aplicação de sequências didáticas para os educandos do quinto ano, de duas escolas municipais de Ilha Solteira/SP (EMEF Prof.ª Lúcia Maria Donato Garcia e Prof.ª Aparecida Benedita Brito da Silva). O resultado aponta para um ensino atual, ancorado no livro didático, que desconsidera a conflitualidade da realidade com predominância de material didático com conteúdos que desvalorizam o modo de vida camponês. Por outro lado, as sequências didáticas revelam a importância da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a diferenciação do olhar geográfico no tocante a realidade circundante, ou seja, educandos oriundos do campo possuem letramento geográfico distinto dos educandos provenientes da cidade, por exemplo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The arising from land issues, which are the subject of study of this paper. Elementary school, as well as Geography classes taught during those years of education, were chosen in order to investigate the agrarian theme, since the ruling class, that represents only a small part of the population in Brazil, uses its influence to keep and also to spread the ideologies of Capitalism in schools. In Brazil, education propagates the ideological system of the capitalist mode of production, not only to keep hold of power, but also to hush any traces of change or struggle. Therefore, it’s important to bring new perspectives and practices while teaching Geography, so one can fully develop his critical thinking. Bringing up contents that analyze and unveil the growing potential for conflict in our society contributes to the process of building critical knowledge during the years of primary education. The aim of this research was to analyze how schools address land issues, so one could understand the limits and also the possibilities of new practices in the early years of elementary school in the city of Ilha Solteira, São Paulo. This work emphasizes the importance of both Geography and the knowledge of land questions to develop critical thinking in schools, in search of change and social transformation. Besides, this paper is the result of on an extensive scientific research, which carefully analyzed the textbooks used in schools that were part of the field research. To fulfill the purposes of this study, didactic sequences were implemented as possibilities of new practices that consider the land issue, in the early years of primary education, as something essential for the students to absorb concepts in order to interpret reality, having as starting point the geo-literacy (geographical understanding of the world). The survey consisted of applying didactic sequences for fifth graders from two public schools in Ilha Solteira, São Paulo (EMEF Prof. Lucia Maria Donato Garcia and Prof. Benedita Aparecida Brito da Silva). The results pointed out an education based on what’s written in the textbooks only, which disregards the real potential of conflict. Also, there is a predominance of textbooks and other didactic materials that devalue the rural way of life. On the other hand, the didactic sequences manifest the importance of teaching Geography in the early years of elementary school and also unveil the different ways of looking the surrounding reality, i.e., students that live in the countryside seem to have different geo-literacy from students that live in the city.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento Informacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa Agráriapt_BR
dc.subjectGeography - study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation Literacypt_BR
dc.subjectLand Researchpt_BR
dc.titleA questão agrária e o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I em Ilha Solteira (SP): relação campo-cidade e novas práticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rosemeire Aparecida de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Vasconcelos da Silva Castro.pdf12,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.