Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2961
Tipo: Dissertação
Título: O ENEM como objeto motivador ao ensino e aprendizagem de derivada no Ensino Médio
Autor(es): Braúna, Paulo Sérgio Ferreira
Primeiro orientador: Carvalho, Lilian Milena Ramos
Abstract: Este trabalho teve origem a partir de relatos de estudantes de nível médio sobre suas dificuldades em solucionar provas de matemática dos vestibulares pelo Brasil, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Visando diminuir essas dificuldades, objetiva-se elaborar um material que ajude e incentive professores de matemática do ensino médio a ensinar conceitos básicos de uma ferramenta interdisciplinar que ajudará o aluno a solucionar grande parte dos exercícios abordados nesses exames que constam nos programas de Matemática e Física, a derivada. Este conceito é exposto de forma a evitar excessos de nomenclaturas, utilizando as noções básicas de limite somente quando necessário e de forma intuitiva, abordando a derivada sob um ponto de vista prático com a finalidade de facilitar sua compreensão neste nível de ensino.
ABSTRACT - This work originated from high school students reports about their difficulties in solving math tests of vestibular in Brazil, especially the National Examination of Secondary Education-ENEM. Aiming to reduce these difficulties, the objective is to develop a material to help and encourage high school math teachers to teach basic concepts of an interdisciplinary tool that will help the student to solve most of the exercises discussed in these tests contained in the mathematics and physics programs the derivative. This concept is defined in order to avoid excesses of nomenclatures using the boundary basics only when necessary and intuitively, addressing derived from a practical point of view in order to facilitate their understanding of this level of education.
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Exames
Resolução de Problemas
Ensino Médio
Mathematics - study and teaching
Examinations
Problem Solving
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2961
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Sérgio Ferreira Braúna.pdf677,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.