Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Agnaldo Silva de-
dc.date.accessioned2016-11-12T13:32:14Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2960-
dc.description.abstractOs alunos que concluem a educação básica no Estado do Mato Grosso do Sul apresentam baixo rendimento nas avaliações internas e externas de matemática. Diante disso, desenvolvemos o presente trabalho buscando apresentar alternativas para melhoria do ensino dessa disciplina através da gestão escolar. Inicialmente discorremos sobre o papel dos diretores de escola e a forma de acesso a esta função. Depois fizemos uma pesquisa de campo para obter dados quantitativos e qualitativos para conhecer os diretores e sua forma de ajudar os professores que trabalham nesta área, e os dados foram dispostos em gráficos, tabelas e quadros. Como aproximadamente 95% dos diretores disseram achar muito importante ou necessário um coordenador de Área para Matemática, resolvemos, por fim, fazer uma atuação de Coordenador da área de Matemática, trabalhando junto com a professora titular um projeto que demos o nome de : "Medindo o entorno inacessível de minha escola" aplicado no 2º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery de Camapuã-MS para que pudéssemos testar a melhoria do aprendizado com a atuação deste profissional na escola. Tivemos ótimo resultado, trazendo assim uma alternativa para melhoria do Ensino de Matemática no ensino médio de Mato grosso do Sul.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Students who complete basic education in Mato Grosso do Sul state have low income in the internal and external evaluations math. Therefore, we developed this study seeking to present alternatives to improve the teaching of this discipline by school management. Initially carry on about the role of school principals and how to access this feature. Then we did a field survey to obtain quantitative and qualitative data to meet the directors and their way to help teachers working in this area, and the data were arranged in graphs, tables and charts. As approximately 95% of directors said they thought important or needed an Area Coordinator for Mathematics, decided, finally, make a performance as the field of Mathematics Coordinator, working together with the full teacher a project that we named: "Measuring the inaccessible environment of my school" applied in the second year of teaching East State Center for Professional Education Márcio Elias Nery Camapuã-MS so that we could test improve learning with the performance of this professional school. We had great results, thus bringing an alternative to improving mathematics education in high school of Mato Grosso do Sul.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectProgramas de Aperfeiçoamento Escolarpt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCoordenadores Educacionais - Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectDiretores Escolarespt_BR
dc.subjectEducational Planningpt_BR
dc.subjectSchool Improvement Programspt_BR
dc.subjectMathematics - study and teachingpt_BR
dc.subjectSchool Principalspt_BR
dc.titleGestão escolar: proposta para a melhoria do ensino de matemática no Ensino Médio do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lilian Milena Ramos de-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agnaldo Silva de Oliveira.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.