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Tipo: Dissertação
Título: O homem perante o capitalismo: interrogações sobre consumo e heteronomia
Autor(es): Teixeira, Larissa Souza
Primeiro orientador: Tauro, David Victor-Emmanuel
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a criação do capitalismo, bem como o processo de subjetivação heterônoma sob o consumo contemporâneo. Intenta-se elucidar o objeto através do estudo parcial da história da humanidade, pois esta é a história do imaginário humano, ou seja, de suas obras – criações. Nesse sentido, o recorte histórico utilizado passa por momentos da criação humana de extrema importância, por terem mudado totalmente as formas de vida social, e psíquica da humanidade. Assim, apresenta-se o período mercantilista, a Revolução Industrial e o mundo pós-Segunda Guerra Mundial, visto que são momentos em que surge e se consolida o capitalismo. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica. O referencial teórico utilizado para lançar luz ao objetivo deste estudo foi baseado na obra de Cornelius Castoriadis (1922-1997). A análise estabeleceu-se tanto sob o âmbito social quanto o âmbito psíquico devido à indissociabilidade destes elementos. A importância desse estudo reside no fato de entender as consequências e tendências do capitalismo, enquanto domínio que confecciona necessidades individuais e coletivas e, também, o processo de subjetivação dos indivíduos dentro deste domínio social-histórico. Estabeleceu-se, igualmente, interrogações sobre os sentidos dados pela sociedade, através de significações como a de expansão da produção e a expansão do consumo. Como resultado, tem-se a verificação de uma sociedade, na qual o consumo possui caráter heterônomo. Nesse sentido, ainda, observamos a necessidade de se discutir quanto à necessidade de autonomia neste processo de subjetivação sobre o consumo contemporâneo.
ABSTRACT - This study aims to analyze the creation of capitalism, and the process of subjectivity heteronomous in the contemporary consumption. Attempts to elucidate the object through a partial study of the social imaginary, since the history of mankind is the history of human imagination, that is, of its works - creations. In this sense, the historical period used goes through moments of human creation is extremely important, because they totally changed the forms of social life, and psychic humanity. Thus, it presents the mercantilist period, the Industrial Revolution and the post-World War II world, as are times when it emerges and consolidates capitalism. The methodology used was the bibliographical research.The methodology used was the bibliographical research. The theoretical framework used to shed light to the objective of this study was based on the work of Cornelius Castoriadis. The analysis has established itself both in the social sphere and the psychic part due to the inseparability of these elements. The importance of this study lies in the fact to understand the consequences and trends of capitalism, as a field that prepares individual and collective needs and also the subjective process of individuals within this social-historical domain. It was established also questions about the meaning of the society through meanings as the expansion of production and the expansion of consumption. As a result, there is the verification of a society in which consumption has heteronomous character. In this sense also noted the need to discuss the need for autonomy in this subjective process on contemporary consumption.
Palavras-chave: Capitalismo
Consumo (Economia)
Atitude (Psicologia)
Comportamento do Consumidor
Capitalism
Consumption (Economics)
Attitude (Psychology)
Consumer Behavior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2959
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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