Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Anízia Aparecida Nunes-
dc.date.accessioned2016-11-12T12:38:51Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2957-
dc.description.abstractA tese argumenta as possibilidades da gestão em Centros de Educação Infantil em tempos e espaços de educação pública municipal. Tem como cenário o município de Três Lagoas, MS, anos de 2014/2015, e recupera a história da passagem das Creches, antes sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Educação, já que ela passa a fazer parte da Educação Básica. Assim a finalidade deste estudo é descrever o contexto histórico e a evolução da expansão da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, bem como analisar o sentido expresso nos relatos dos sujeitos sobre a concepção de gestão administrativa e pedagógica. No campo teórico, descreve e argumenta a gestão escolar democrática e participativa e o estatuto de direitos da Educação Infantil conferido pelas leis, pelas políticas públicas, pelas concepções de infância(s) subjacentes às práticas dos gestores escolares. A pesquisa de campo segue os pressupostos da pesquisa interdisciplinar e tem, também, o próprio pesquisador como sujeito de sua prática em Educação Infantil. Propõe-se ainda a levantar e analisar fatores intrínsecos à gestão de recursos humanos e pedagógicos, modelos organizacionais dos Centros de Educação Infantil sob a ótica dos sujeitos envolvidos na gestão. Os dados coletados, por meio de relatos de 12 sujeitos/gestores (diretoras e coordenadores pedagógicos), são analisados e interpretados pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2003). A pesquisa evidencia que os diretores (eleitos) e coordenadores pedagógicos (especialistas concursados) assumem a cultura da gestão participativa sob as diversas formas: elaboração do projeto político pedagógico, envolvendo a comunidade escolar, mesmo que, apenas em consulta, mantenha o foco e as rotinas observando a criança como um “ser” a educar e a cuidar pelos docentes e atendentes; organização de reuniões pedagógicas, estimulando os docentes e atendentes a participar de fóruns de estudos e discussões promovidos tanto em lócus quanto pela Secretaria de Educação. No cenário de estudo e pesquisa, registram-se, ainda, além das possibilidades mostradas pelos sujeitos de garantir educação de qualidade para crianças de 0 a 5 anos, avanços na história registrada desde 1997, mas ainda não suficientes para atender a demanda de crianças nesse município.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The thesis argues the possibilities of management in Early Childhood Education Centers in times and spaces of municipal public education. It is set in the city of Três Lagoas, MS, years 2014/2015, and restoring the history of the passage of early childhood education before under the responsibility of the Social Welfare Department to the Department of Education, as it becomes part of Basic education. In theory, describes and claims the democratic and participatory school management and the rights status of early childhood education conferred by law, by public policy, the conceptions of childhood (s) underlying the practices of school administrators. The field research follows the assumptions of interdisciplinary research and is also the researcher as a subject of their practice in early childhood education. It also proposes to raise and analyze factors intrinsic to the management of human and educational resources, organizational models of Early Childhood Education centers from the perspective of the subjects involved in the management. The data collected through 12 reports of subjects / managers (directors and coordinators) are analyzed and interpreted by content analysis (Bardin, 1977; FRANCO, 2003). The research shows that the directors (elected) and coordinators (gazetted experts) take on the culture of participative management in various forms: the development of political pedagogical project, involving the school community, even if only in consultation, keep the focus and routines observing the child as a "being" to educate and care for teachers and attendants; organization of educational meetings, encouraging teachers and caregivers to participate in studies of forums and discussions promoted both locus as the Department of Education. In the scenario study and research record is also beyond the possibilities shown by the subjects to ensure quality child education 0 to 5 years, advances in recorded history since 1997, but still not enough to meet the needs of children in this County.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Criançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectChild Rearingpt_BR
dc.subjectEducational Planningpt_BR
dc.titleGestão em Centros de Educação Infantil: políticas e práticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Lucrécia Stringhetta-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anízia Aparecida Nunes Luz.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.