Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2954
Tipo: Tese
Título: A circularidade das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): The circularity of the Kaiowá children in the Laranjeira Ñanderu village, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul
La circularidad de las crianzas Kaiowá en la aldea Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul
Autor(es): Gutierrez, José Paulo
Primeiro orientador: Nascimento, Adir Casaro
Abstract: Esta pesquisa de doutorado, intitulada “A circularidade das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul” está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco e inserida na Linha 3 – Diversidade Cultural e Educação Indígena, ao Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade e ao Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES/INEP/MEC. Tem como objetivo geral investigar a circularidade das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, dentro de seu território. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: a) identificar a vivência das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, no município de Rio Brilhante/MS; b) apresentar o significado de território tradicional para as crianças Kaiowá por meio de desenhos e fotografias; c) analisar a circularidade das crianças Kaiowá nas trilhas da aldeia Laranjeira Ñanderu. As crianças Kaiowá recebem uma educação tradicional proveniente do convívio com a família extensa a que pertencem, dos pais e irmãos do núcleo familiar e do contato com o território. O referencial teórico-metodológico, encontra-se na interface entre a Educação e a Antropologia, em especial, nas contribuições dos Estudos Culturais e da teoria Pós-Colonial, entre outros, os quais, no contexto da tese, foram sendo articulados. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa é tida como qualitativa, desenvolvida em três momentos: bibliográfico, documental e de campo. Quanto aos procedimentos para a produção de dados, utilizou-se o método etnográfico, através do trabalho de campo, levantamento de fontes orais, observação das crianças, entrevistas, atividades de desenhos e fotografias. Pode-se dizer que os resultados produzidos na pesquisa reforçam o entendimento de que as crianças Kaiowá vivenciam intensamente a circularidade no território onde estão inseridas. Conclui-se que a circularidade acrescenta a dinâmica espaço-temporal e simbólica realizada nas trilhas existentes na aldeia e relaciona-se com a organização social em que os caminhos interconectam parentelas, relações políticas e sociabilidades.
ABSTRACT - This Doctorate level research named “The circularity of the Kaiowá children in the Laranjeira Ñanderu village, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul” is linked to the Graduate Program in Education of the Dom Bosco Catholic University and is parto f the third Line of Research– Cultural and Indigenous Research within the Research Group Research, Education and Interculturality linked to the Indigenous School Observatory/CAPES/INEP/MEC. The general objective is to investigate the circularity of Kaiowá children of the Laranjeira Ñanderu village, inside its territory. This objective unfolds in the following specific objectives: a) identify the livelihood of the Kaiowá children in the Laranjeira Ñanderu village, in the municipality of Rio Brilhante, State of Mato Grosso do Sul, Brazil; b) present significance of traditional territory for Kaiowá children by means of pictures and drawings; c) analyze the circularity of the children in the Laranjeira Ñanderu Kaiowá village trails. The Kaiowá children receive a traditional education from the society with the extended family, the parents and siblings of the nuclear family and the contact with the territory. The theoretical and methodological framework, is situated in the interface between education and anthropology, in particular, the contributions of cultural studies and Post Colonial theory, amongst others, which, in the context of the argument, were being articulated. As for the methodological aspect, the research is qualitative, developed in three moments: documentary, bibliographic and field. As for the procedures for the production of data, we used the ethnographic method, through field work, survey of oral sources, observation of children, interviews, drawing activities and pictures. It can be said that the results produced in the research reinforce the understanding that Kaiowá children Live intensely the circularity in the territory where they are inserted. The conclusion is that the circularity adds the temporal-spatial and symbolic dynamic which happens in the village trails and relates to the social organization in which the trails connect kinship, political relations and sociabilities.
Palavras-chave: Índios Guarani Kaiwá
Crianças Indígenas - Brasil
Aldeias Indígenas - Mato Grosso do Sul
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2954
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CCHS - Teses e dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Paulo Gutierrez.pdf10,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.