Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2944
Tipo: Dissertação
Título: Biblioteca escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MS
Autor(es): Sanches, Gisele Aparecida Ribeiro
Primeiro orientador: Souza, José Antonio de
Abstract: A atividade de leitura é um processo social de produção de significados. O ambiente escolar é reconhecido como o espaço dinamizador desta prática e recai sobre ele a responsabilidade na formação de leitores. Aguçar o interesse do educando pela leitura em um momento histórico em que o fluxo de informação está cada vez mais rápido é um desafio para o processo educativo. Esse desafio, se não superado, gera uma limitação nos estudantes em efetivar uma vivência profunda com as diversas significações de mundo propiciada pelo acesso à leitura, acarretando uma lacuna cultural em sua vida. Tal situação torna-se a condição problematizadora deste estudo. Propomos como objetivo transformar a biblioteca escolar como um espaço de mediação da leitura literária por meio do desenvolvimento de um programa de leitura para estudantes do 9º do Ensino Fundamental II. Analisamos em um estudo longitudinal, por meio de uma pesquisa-intervenção, as contribuições que essas atividades de leitura oferecem para o enriquecimento intelectual e social dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas no ambiente da biblioteca da Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado, situada no município de Paranaíba/MS, com estudantes do 9º A E 9º B. As atividades foram estruturadas em oito encontros de 50 minutos cada, prevendo atividades com livros de Literatura e Literatura Infantil e Juvenil nacionais e internacionais adequados às idades e às necessidades dos participantes do estudo. A pesquisa iniciou-se com apreciação da fundamentação teórica a respeito da temática, bem como um diagnóstico da situação da biblioteca escolar da escola municipal escolhida. Após essa primeira etapa foi desenvolvido o Projeto Brincar de Ler com os estudantes. As observações feitas pela equipe executora nos encontros revelaram que o Projeto Brincar de Ler, em parte, alcançou seus propósitos na divulgação da literatura e na formação de leitores, e verificamos que há muito a ser feito na biblioteca da escola estudada, bem como em um âmbito das bibliotecas escolares municipais. Concluímos que todos os 16 encontros feitos com os estudantes do 9º A e 9º B foram muito produtivos, quando consideramos o desenvolvimento das atividades e a participação dos estudantes. De tal forma que o estudo conseguiu mostrar que um trabalho conjunto entre a biblioteca escolar, bibliotecário e escola pode trazer resultados para a formação do gosto pela leitura que vá além das atividades escolares, pois, no projeto, a leitura foi priorizada sem uma finalidade escolar utilitária e pensando em um objetivo educacional e humanizador.
ABSTRACT - The reading activity is a social process of meanings production. The school environment is recognized as the space that gives dynamism to this practice and befalls on it the responsibility in the formation of readers. Whet the interest of the student for the reading in a historical moment in which the flow of information is increasingly fast is a challenge to the educative process. This challenge, if not overcomed, creates a limitation on students to put into effect a profound experience with the diverse meanings of the world provided by the reading access, resulting in a cultural gap in your life. This situation becomes the problematic condition of this study. We proposed as objective to tranforme the library school as a mediation space of literary reading through the development of a reading program for students of the 9th grade of Elementary School II. We analyzed in a longitudinal study through a research-intervention, the contributions that these reading activities provide for the intellectual and social enrichment of students. The activities were developed in the library environment of the Municipal School Maria Luiza Corrêa Machado situated in the municipality of Paranaíba / MS with students of 9th A e 9th B. The activities were structured in eight meetings of 50 minutes each with activities with books of literature and children's and youth's literature national and international suitable to the age and the needs of the study participants. The research began with appreciation of the theoretical basis about the theme, as well as a diagnosis of the situation of the school library of the chosen municipal school. After this first stage was developed the Program Brincar de Ler (Play of Read) with students the observations made by the execution team at the meetings revealed that the Program Brincar de Ler partly achieved its purpose in the dissemination of literature and in the formation of readers, and we noticed that there much to be done in the library of the studied school as well as in a ambit of the municipal school libraries. We conclude that all 16 meetings held with the students of 9th A and 9th B were very productive when we consider the development of the activities and participation of students. For us the study was able to show that a joint work between the school library , librarian and school can bring results to the formation of the reading pleasure that goes beyond school activities, because in the project, reading was done without a scholastic purpose and thinking in an educational and humanizing goal.
Palavras-chave: Leitura
Bibliotecas Escolares
Interesses na Leitura
Reading
School Libraries
Reading Interests
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2944
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CCHS - Teses e dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches.pdf21,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.