Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2944
Tipo: | Dissertação |
Título: | Biblioteca escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MS |
Autor(es): | Sanches, Gisele Aparecida Ribeiro |
Primeiro orientador: | Souza, José Antonio de |
Abstract: | A atividade de leitura é um processo social de produção de significados. O ambiente escolar é
reconhecido como o espaço dinamizador desta prática e recai sobre ele a responsabilidade na
formação de leitores. Aguçar o interesse do educando pela leitura em um momento histórico
em que o fluxo de informação está cada vez mais rápido é um desafio para o processo
educativo. Esse desafio, se não superado, gera uma limitação nos estudantes em efetivar uma
vivência profunda com as diversas significações de mundo propiciada pelo acesso à leitura,
acarretando uma lacuna cultural em sua vida. Tal situação torna-se a condição
problematizadora deste estudo. Propomos como objetivo transformar a biblioteca escolar
como um espaço de mediação da leitura literária por meio do desenvolvimento de um
programa de leitura para estudantes do 9º do Ensino Fundamental II. Analisamos em um
estudo longitudinal, por meio de uma pesquisa-intervenção, as contribuições que essas
atividades de leitura oferecem para o enriquecimento intelectual e social dos estudantes. As
atividades foram desenvolvidas no ambiente da biblioteca da Escola Municipal Maria Luiza
Corrêa Machado, situada no município de Paranaíba/MS, com estudantes do 9º A E 9º B. As
atividades foram estruturadas em oito encontros de 50 minutos cada, prevendo atividades com
livros de Literatura e Literatura Infantil e Juvenil nacionais e internacionais adequados às
idades e às necessidades dos participantes do estudo. A pesquisa iniciou-se com apreciação
da fundamentação teórica a respeito da temática, bem como um diagnóstico da situação da
biblioteca escolar da escola municipal escolhida. Após essa primeira etapa foi desenvolvido o
Projeto Brincar de Ler com os estudantes. As observações feitas pela equipe executora nos
encontros revelaram que o Projeto Brincar de Ler, em parte, alcançou seus propósitos na
divulgação da literatura e na formação de leitores, e verificamos que há muito a ser feito na
biblioteca da escola estudada, bem como em um âmbito das bibliotecas escolares municipais.
Concluímos que todos os 16 encontros feitos com os estudantes do 9º A e 9º B foram muito
produtivos, quando consideramos o desenvolvimento das atividades e a participação dos
estudantes. De tal forma que o estudo conseguiu mostrar que um trabalho conjunto entre a
biblioteca escolar, bibliotecário e escola pode trazer resultados para a formação do gosto pela
leitura que vá além das atividades escolares, pois, no projeto, a leitura foi priorizada sem uma
finalidade escolar utilitária e pensando em um objetivo educacional e humanizador. ABSTRACT - The reading activity is a social process of meanings production. The school environment is recognized as the space that gives dynamism to this practice and befalls on it the responsibility in the formation of readers. Whet the interest of the student for the reading in a historical moment in which the flow of information is increasingly fast is a challenge to the educative process. This challenge, if not overcomed, creates a limitation on students to put into effect a profound experience with the diverse meanings of the world provided by the reading access, resulting in a cultural gap in your life. This situation becomes the problematic condition of this study. We proposed as objective to tranforme the library school as a mediation space of literary reading through the development of a reading program for students of the 9th grade of Elementary School II. We analyzed in a longitudinal study through a research-intervention, the contributions that these reading activities provide for the intellectual and social enrichment of students. The activities were developed in the library environment of the Municipal School Maria Luiza Corrêa Machado situated in the municipality of Paranaíba / MS with students of 9th A e 9th B. The activities were structured in eight meetings of 50 minutes each with activities with books of literature and children's and youth's literature national and international suitable to the age and the needs of the study participants. The research began with appreciation of the theoretical basis about the theme, as well as a diagnosis of the situation of the school library of the chosen municipal school. After this first stage was developed the Program Brincar de Ler (Play of Read) with students the observations made by the execution team at the meetings revealed that the Program Brincar de Ler partly achieved its purpose in the dissemination of literature and in the formation of readers, and we noticed that there much to be done in the library of the studied school as well as in a ambit of the municipal school libraries. We conclude that all 16 meetings held with the students of 9th A and 9th B were very productive when we consider the development of the activities and participation of students. For us the study was able to show that a joint work between the school library , librarian and school can bring results to the formation of the reading pleasure that goes beyond school activities, because in the project, reading was done without a scholastic purpose and thinking in an educational and humanizing goal. |
Palavras-chave: | Leitura Bibliotecas Escolares Interesses na Leitura Reading School Libraries Reading Interests |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2944 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | CCHS - Teses e dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches.pdf | 21,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.