Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2888
Tipo: Dissertação
Título: Uma introdução à trigonometria com aprendizagem significativa
Autor(es): Ocanha, Mariane
Abstract: Esse trabalho busca, principalmente, dar sentido ao ensino de Trigonometria proposto pelo currículo das escolas de educação básica, utilizando como ferramenta de auxílio pedagógico, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sabe-se que a sociedade tem passado por constantes transformações e que essas transformações, sejam elas tecnológicas ou comportamentais, influenciam diretamente a vida dos jovens e, de modo especial, seu aprendizado em sala de aula. Com as novas tecnologias, as informações são obtidas em grandes quantidades e quase instantaneamente, o que dificulta o método tradicional de ensino, que tem o professor como detentor da verdade e único transmissor de conhecimentos. Assim, cabe às escolas acompanhar a modificação de seus alunos e tornar as aulas mais interessantes e com sentido para eles. O professor deve adotar um novo papel, o de mediador, e os estudantes devem adotar uma postura ativa diante do processo de ensino e aprendizado. Nesse contexto, propõem-se atividades introdutórias de Trigonometria com aprendizagem significava, pois dessa forma acredita-se que a memorização e o aprendizado dos estudantes ocorrem de maneira mais eficaz. Pode-se observar o quanto é importante esse processo ao realizar-se uma breve análise de questões de alguns vestibulares e do ENEM, que refletem a evolução do ensino-aprendizado e a importância de uma nova abordagem dentro das salas de aulas.
ABSTRACT - This study aims, mainly, to make sense of teaching trigonometry proposed by the curriculum of basic education schools, using as teaching aid tool, the theory of meaningful learning of David Ausubel. It is known that the society has passed by constant changes and that these changes, technological or behavioral have directly influence on lives of teenagers and, especially, their learning in the classroom. With new technologies, the information is obtained in large quantities and almost instantly, which complicates the traditional method of teaching, which is the teacher as keeper of the truth and only communicator of knowledge. So, it is task of schools follow the students change and become lessons more interesting and meaningful for them. Teacher should adopt a new role, the mediator, and students should adopt an active attitude on teaching and learning process. In this context, it is proposed introductory Trigonometry activities with meaningful learning, because that way it is believed that memorization and student learning occur more effectively. It can be seen how important this process to be carried out a brief analysis about some entrance exams questions and ENEM, which reflects the evolution of the teaching-learning and the importance of a new approach in the classroom.
Palavras-chave: Trigonometria
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino Médio
Trigonometry
Mathematics - study and teaching
Learning
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2888
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariane Ocanha.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.