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dc.creatorSilva, Juliana Pereira da-
dc.date.accessioned2016-06-25T01:07:26Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2839-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral conhecer os sentidos e significados docentes acerca da violência na educação infantil, descrevendo e analisando as especificidades do fenômeno nessa etapa e suas expressões nas rotinas e práticas pedagógicas. E, como objetivos específicos, compreender os sentidos sobre criança sujeito de direitos; aprender os sentidos e significados sobre violência na escola; analisar as especificidades da violência na educação infantil expressas na prática pedagógica e suas formas de enfrentamento. Para tanto, elegeu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski e seus colaboradores. Para recorte metodológico, selecionou-se um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS e seis professoras dessa instituição participaram da pesquisa. O critério da participação incluiu professoras que atuam há mais de dois anos na educação infantil, efetivas na instituição e que aceitaram participar de todas as etapas da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados fundamentaram-se na entrevista semiestruturada e na análise de imagens. O discurso das professoras participantes permitiu contextualizar o fenômeno da violência na escola, no âmbito das relações sociais e no contexto da educação infantil. Evidenciou-se que tais manifestações decorrem de ações físicas, verbais, psicológicas e pedagógicas, as quais afetam o desenvolvimento da criança. Desvelaram-se, assim, as ideias sobre: criança sujeito de direitos; as formas de manifestação da violência; alguns apontamentos sobre expressões da violência na prática pedagógica; as experiências vivenciadas pelas professoras; e a violência sofrida por elas, expressas por meio das más condições de trabalho, desvalorização salarial e profissional, agressões e descaso das autoridades. Os resultados da pesquisa apontam que a violência na escola se configura como uma problemática que incide de distintas formas e, por isso, apresenta um caráter polissêmico em sua significação mediante múltiplas determinações. Já, na educação infantil, a violência foi apontada como um fenômeno complexo e causado por motivações endógenas e exógenas e expresso por meio da organização, das práticas diárias como descanso, alimentação ou brincadeiras, das normatizações nas condutas infantis, por parte das professoras, recreadoras e demais funcionários que organizam o tempo, espaços, atividades e condutas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research has the general objective to know the meanings teachers about violence in early childhood education, describing and analyzing the characteristics of the phenomenon at this stage and their expressions in the routines and teaching practices. And, as specific objectives, understand the meanings of child subject of rights; learn the meanings of violence at school; analyze the specifics of violence in early childhood education expressed in pedagogical practice and ways of coping. For this, he was elected as a reference the Theory Historical- Cultural proposed by Vigotski and his collaborators. For methodological approach, selected a Children's Educational Center of the Municipal Network Course Teaching Grande / MS and six teachers of this institution participated. The criterion of participation included teachers who work for more than two years in early childhood education, effective in the institution and who agreed to participate in all stages of the research. The instruments used for data collection substantiated in the semi-structured interview and image analysis. The speech of the participating teachers allowed contextualize the phenomenon of violence at school, in the social relations and in the context of early childhood education. It was evident that such manifestations result from physical, verbal, psychological and pedagogical actions, which affect the child's development. was unveiled, thus, the idea about: child subject of rights; the manifestations of violence; some notes on expressions of violence in educational practice; the experiences of the teachers; and the violence suffered by them, expressed through poor working conditions, wages and professional devaluation, abuse and neglect of the authorities. The survey results show that violence in schools is configured as an issue that affects in different ways and therefore has an ambiguous character in its significance by multiple determinations. Already, in early childhood education, violence was identified as a complex phenomenon and caused by multiple determinations and expressed through the organization of daily practices such as rest, food or games of norms in children's behavior, on the part of teachers, recreadoras and other employees organize time, space, activities and behaviors.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducação de Criançaspt_BR
dc.subjectViolência na Escolapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectSchool Violencept_BR
dc.titleViolência na educação infantil: apreensão dos sentidos e significados docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Urt, Sônia da Cunha-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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