Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Letícia Casagrande-
dc.date.accessioned2016-06-24T01:34:27Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2836-
dc.description.abstractEssa pesquisa insere-se na lacuna dos estudos acadêmicos acerca das ações da família na trajetória escolar de seus filhos. O foco da pesquisa é a presença de professores particulares como uma estratégia das famílias para garantir que seus filhos obtenham sucesso na trajetória escolar. A perspectiva teórica adotada deriva dos estudos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. O objetivo principal é o de identificar e analisar as expectativas e os reais benefícios/vantagens da presença do professor particular no processo de escolarização dos agentes – estudantes de educação básica. A metodologia da pesquisa teve como etapa inicial o levantamento bibliográfico sobre o tema investigado, seguido de entrevistas com famílias, professores particulares e gestores de instituições que oferecem os serviços de reforço e acompanhamento escolar em Campo Grande/MS. Diante das diversas possibilidades de investimento na escolarização de seus filhos, que as famílias possuem a partir do mercado escolar, percebe-se cada vez mais um envolvimento dos pais na trajetória escolar dos estudantes. Assim, estratégias são desenvolvidas e novos elementos são colocados à disposição dos estudantes para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. Foi possível compreender que o professor particular é entendido pelas famílias como uma forma de garantir aos filhos que tenham um acompanhamento escolar. Em síntese, o atendimento individual que desenvolvem com os alunos é visto como o principal benefício entre aqueles que contratam e oferecem aulas particulares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFamiliespt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleEstratégias de parentocracia na escolarização de agentes da escolarização básica: um estudo sobre a presença de professores particularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Jacira Helena do Valle Pereira-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Casagrande Oliveira.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.