Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Ewângela Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-24T01:34:08Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2834 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem por objetivo principal identificar e analisar as estratégias mobilizadas pelas famílias e a escola para a permanência dos estudantes em cursos técnicos de nível médio, bem como as expectativas dessas famílias e da instituição de ensino sobre essa forma de escolarização. A fundamentação teórica de nossa investigação remete aos estudos de Pierre Bourdieu e autores como Bernard Lahire e Maria Alice Nogueira, entre outros, que derivam desta abordagem teórico-metodológica. A realidade dos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio na modalidade da educação profissional é o foco da investigação, para se compreender de que forma as famílias, com suas diferenças e especificidades culturais na criação dos filhos e na dinâmica do lar, mesmo pertencentes às mesmas classes sociais, possuem uma dinâmica interna própria que resulta nas diversas formas de estratégias na busca pela ascensão social dos filhos, por meio da escolarização. O campo de pesquisa é o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Campo Grande/MS (2008), pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com instituições centenárias a nível nacional, que oferece ensino médio integrado a educação profissional, educação tecnológica e pós-graduação. O levantamento dos dados empíricos se deu a partir de questionários respondidos pelos estudantes e entrevistas com os pais, professores e gestores do referido Instituto. Com base nesses dados e no referencial teórico adotado, identificamos nessas famílias, algumas estratégias que as aproximam da classe média, como: o malthusianismo, o ascetismo e a boa vontade cultural. Nesse sentido, as famílias não medem esforços para a aquisição e posse do capital cultural institucionalizado, investem tudo que possuem no processo de escolarização dos filhos para alcançar a ascensão social. As expectativas das famílias com relação à formação profissional são diversificadas: exercício de uma profissão de nível médio, desenvolvimento de conhecimentos e técnicas para futuro curso superior, experiência para convivência em uma sociedade multicultural, preparação para o trabalho e a cidadania e utilização dos conhecimentos da parte geral do curso, para aprovação no vestibular e ENEM. Com relação ao Instituto, as principais estratégias identificadas foram: sua proposta pedagógica que busca integrar formação profissional e formação geral, valorizando a ciência, cultura, humanismo e tecnologia possibilitando, assim, o desenvolvimento de uma educação integral; a implementação de uma política de assistência estudantil com diversos auxílios e incentivos voltados para a permanência e êxito dos alunos nos percursos escolares; plantões de reforço para os estudantes com dificuldades de aprendizagem e corpo docente qualificado. A principal fragilidade é a questão da falta de estrutura física e equipamentos devido à ausência de sede própria. Sobre a relação com as famílias, a investigação apontou para a necessidade de o Instituto disponibilizar mais espaços para a participação e o diálogo, envolvendo os pais nos processos educativos desenvolvidos e nas decisões tomadas pela instituição. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This study, included in the Research Field School, Culture and Disciplines School of the Postgraduate Education Program (Masters and PhD) of the Federal University of Mato Grosso do Sul has as main objective to identify and analyze the strategies deployed by families and school for the stay of students in middle level technical courses, as well as the expectations of the families and the educational institution about this form of schooling. The theoretical basis of our research refers to studies of Pierre Bourdieu and other authors such as Bernard Lahire and Maria Alice Nogueira among others, which derive from this theoretical and methodological approach. The reality of the students enrolled in mid-level technical courses in professional education mode is the focus of this research to understand how families, with their differences and cultural specificities in parenting and in the dynamics of the home, even belonging to same social classes, have their own internal dynamics resulting in various forms of strategies in the search for social mobility of their children through schooling. The research field is the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, campus of Campo Grande-MS (2008), belonging to the Federal Network of Professional and Technological Education, with old institutions nationwide that offers high school integrated with professional education, technological education and postgraduate. The survey of the empirical data was from questionnaires answered by students and interviews with parents, teachers and managers of that Institute. Based on empirical data and theoretical approach, we identify in these families some strategies that approach the middle class, as the Malthusianism, asceticism and cultural goodwill. In this sense, the families go to great lengths for the acquisition and possession of institutionalized cultural capital, invest everything they have in the educational process of their children to achieve social mobility. The expectations of families regarding to professional training are diverse: exercise a medium level profession, development of knowledge and techniques for future higher education, experience for living in a multicultural society, preparation for work and citizenship and use of knowledge of general part of the course, to be approved in the exams and ENEM. With regard to the Institute, the main strategies identified were: a pedagogical approach that seeks to integrate professional training and general training, valuing science, culture, humanism and technology providing ,as well, the development of an integral education; the implementation of a student assistance policy with various aid and incentives to guarantee the students' stay and success in school courses; reinforcing shifts for students with learning difficulties and qualified teachers. The main weakness is the issue of lack of physical infrastructure and equipment due to lack of own headquarters. On the relationship with the families, the research pointed to the need for the Institute to provide more spaces for participation and dialogue, involving parents in developing educational processes and in the decisions taken by the institution. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Ensino Profissional | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Families | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.title | Relação família e escola: estratégias de escolarização em cursos de educação profissional do Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul (IFMS) - campus ce Campo Grande/MS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Jacira Helena do Valle Pereira | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ewângela Aparecida Pereira.pdf | 4,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.