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Tipo: Dissertação
Título: Burnout e qualidade de vida: um estudo longitudinal de 2 anos em uma residência multiprofissional em saúde
Autor(es): Sanches, Vinicius Santos
Primeiro orientador: Souza, Albert Schiaveto de
Abstract: O processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e educadores devido a complexidade de se estimular ao mesmo tempo habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas do aluno. Deste modo, para que possamos fortalecer este processo é necessário que os setores da educação e da saúde estabeleçam uma estreita e permanente parceria interinstitucional, desenvolvendo ações conjuntas e compartilhadas. Assim acontecem os programas de Residências Multiprofissionais de Saúde (RMS), que apresentam caráter de vanguarda em nosso país ao incentivar práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde. Considerando que os programas de residência têm crescido e ampliado o leque de vagas para os diversos profissionais da saúde, mas tendo sido pouco avaliados no sentido ocupacional dos participantes, torna-se importante conhecer e acompanhar os impactos que os cenários de prática promovem na saúde dos profissionais. Neste sentido investigamos o comportamento dos níveis de estresse e qualidade de vida de residentes durante os dois anos que se encontravam em uma RMS. O Índice de Burnout de Maslach (IBM) e o questionário de qualidade de vida Short Form-36 (SF36) foram utilizados para mensurar as variáveis dependentes desta dissertação, tendo sido avaliadas no inicio e no término de cada ano letivo. Para a análise dos dados foram utilizadas a Análise Múltipla de Variâncias para medidas repetidas associada à técnica de contraste linear para investigar o comportamento das variáveis durante os 2 anos de acompanhamento. Para isso, admitimos um nível de significância de 5% (p<0,05), tendo o tamanho do efeito investigado por meio do eta ao quadrado parcial (ƞ2p) e do poder estatístico. Os resultados indicam uma influência significativa do fator “momento” sobre o IBM (F(9,90,199)=6,024; p=0,001; ƞ2p=0,317; poder de 99,79%), vislumbrando uma piora do índice de estresse ao longo do período analisado. De forma similar, a análise múltipla de variâncias apontou influência significativa do fator “momento” sobre os valores do SF-36 (F(24,93,411)=6,440; p=0,001; ƞ2p=0,387; poder de 99,69%), vislumbrando queda do índice de qualidade de vida dos residentes. Em conclusão, os resultados obtidos nesta dissertação vislumbram quão importante e necessário é entender o processo de gestão e gerenciamento dos programas de RMS, a fim de garantir saúde e qualidade de vida aos residentes. Além disso, os resultados comprovam que discussões nos núcleos docentes estruturantes de cada Residência devem ser realizadas, com a meta de proposição de medidas acolhedoras aos alunos.
ABSTRACT - The process of training health professionals constitutes a challenge to managers and educators because of its complexity in stimulating, at the same time, professional, interpersonal and humanistic skills of the student. To strengthen such process is necessary that all sectors of education and health establish close and permanent inter-institutional partnerships, developing and sharing actions together. In this sense, there are the Multidisciplinary Residency Programs in Health (MRPH), which feature priority basis in our country to encourage active and participatory multi-professional practices in health care. Considering that residency programs have grown and expanded the range of vacancies for various health professionals, and that they aren’t much evaluated in the occupational sense of the participants, it is important to know and monitor the impact that the several scenarios of practice have on one’s health. In this sense we investigated the level of stress and quality of life in residents during the two years that they were in a MRPH. The Maslach Burnout Index (MBI) and the Short Form-36 quality of life questionnaire (SF-36) were used to assess the dependent variables of this dissertation – being them measured at the beginning and at the end of each scholar year. With respect to data analyses, we used the Multiple Analysis of Variance for repeated measures associated with linear contrasts to investigate the variables during two years of follow-up. The level of significance was set at 5% (p<0.05), and the effect size was calculated by means of the partial eta squared (ƞ2p) and by the statistical power of the tests. The results indicate a significant influence of the factor "time" on the MBI (F(9,90,199)=6.024, p=.001; ƞ2p=.317, power of 99.79%), pointing a worsening score of the level of stress upon the years. Similarly, multiple analyses of variance showed a significant influence of the factor "time" on the values of the SF-36 (F(24,93,411)=6.440, p=.001, ƞ2p=.387, power of 99.69%), also glimpsing worsening scores of quality of life of the residents. In conclusion, the results obtained in this dissertation showed how important and necessary are the understanding and management of multiprofessional residency programs in order to ensure health and quality of life of the professionals. In addition, the results also show that discussions on the structural core faculty of each residence must be carried out with the aim of proposing cozy measures for the students.
Palavras-chave: Educação Permanente
Saúde Mental
Esgotamento Profissional
Qualidade de Vida
Continuing Education
Mental Health
Burnout, Professional
Quality of Life
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2816
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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