Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2791
Tipo: | Tese |
Título: | A formação docente a distância: uma investigação sobre o programa de formação continuada mídias na educação e suas implicações |
Autor(es): | Lima, Eduardo Luís Figueiredo de |
Primeiro orientador: | Paniago, Maria Cristina Lima |
Abstract: | O presente estudo integra a linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas e suas relações com a Formação Docente”, e seu objeto principal busca compreender a concepção dos egressos do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação e como este contribuiu para a formação do professor da escola pública de Campo Grande - MS e sua prática pedagógica. Especificamente, a partir de um estudo qualitativo, investigam-se as concepções dos professores egressos sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC e sua relação com o citado programa; identificam-se quais as implicações deste programa na prática dos professores egressos do mesmo e finalmente analisam-se as contribuições desse programa de formação continuada para as práticas docentes dos professores na utilização das TIC em suas salas de aula. Para tanto, são pesquisadas a documentação disponível do programa no website do Ministério da Educação, o projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias na Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e, por meio de grupos focais, são ouvidos 25 egressos deste curso. Os encontros dos grupos focais foram transcritos e tematizados
de modo a possibilitarem a análise com base nos objetivos propostos desse estudo. Entre os resultados obtidos, destacam-se a importância dada pelos professores egressos do curso às iniciativas de formação continuada, a relativa facilidade com que lidaram com os ambientes virtuais de aprendizagem dos cursos deste programa e a concepção crítica que possuem em relação à utilização das TIC na prática escolar, essa última adquirida a partir da vivência dos professores em sala de aula e dos cursos de formação continuada aos quais estes professores participaram. ABSTRACT - This study is part of the study line “Pedagogical Practices and its Relation with the Teachers' Training and its main objective is to understand how the Program of Continuous Study on Media inserted into Education contributes to the formation of the teachers of the public school in the city of Campo Grande - MS. It was investigated specifically how the ideas of the teachers who went through the program about the use of Information and Communications Technology - ICT, and its relation with the program. It was studied the outcomes of the program in those teacher’s practices in the classroom and how it changed the their perspective on using TIC in their classrooms. In order to see the impact of the program, it was researched all the documents available in the Ministry of Education website, the project of the Lato Sensu Post Graduation in Medias used into Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul and, with the help of focus groups, 25 teachers that completed the program were heard. These encounters were transcribed and separated in a way that was possible to analyse the content with the objectives of this study in mind. Among the results, it is possible to highlight the importance given by those teachers to the practices of continuous study, the relative ease they had when dealing with the virtual classrooms of the program and the critical conception they have about using TIC in the classroom. |
Palavras-chave: | Professores - formação Tecnologia da Informação Professores Teachers - in-service training Information Technology Teachers |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2791 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | CCHS - Teses e dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Luís Figueiredo de Lima.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.