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Tipo: Dissertação
Título: Entre a literatura e o audiovisual televisivo: gêneros e formato na adaptação de Agosto, de Rubem Fonseca, para minissérie
Autor(es): Cassiano, Fabrício Barbosa
Primeiro orientador: Marques, Márcia Gomes
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a adaptação do romance Agosto (1990), do escritor brasileiro Rubem Fonseca, em minissérie de mesmo título, exibida pela Rede Globo em 1993, tendo como objetivo geral analisar os deslocamentos de conteúdo e forma que se dão no aproveitamento de obras literárias para a composição de atrações no audiovisual televisivo. O referido romance traz em sua narrativa a confluência de dois gêneros literários, a metaficção historiográfica e o romance policial. Dessa forma, ao mesmo tempo em que cria uma trama fictícia, com crimes e investigações, inspirada pelo noir americano, o autor também abre espaço nessa obra para rediscutir episódios reais da história do país, bem como oferece a sua versão-testemunho ao leitor sobre o período em que se passa a trama, no caso, o mês de agosto de 1954, focando os últimos dias de vida do presidente Getúlio Vargas. Sabendo que a minissérie já é um formato consolidado no audiovisual televisivo brasileiro, discute-se de que maneira a obra de Rubem Fonseca foi recriada durante sua transposição para a TV e como os gêneros policial e histórico foram reposicionados durante essa passagem. Para tal, faz-se um apanhado das prin-cipais teorias sobre adaptação, intertextualidade e relações interartes, a fim de refletir acerca da produção de atrações para a televisão brasileira e propor discussões sobre o aproveitamento de obras literárias e a reproposição dos gêneros em um novo suporte, aplicando tais conceitos em uma análise comparativa entre os textos do romance e da minissérie.
ABSTRACT - This paper presents a case study about the adaptation of the novel Agosto (1990), written by Rubem Fonseca, in a miniseries with the same title, aired by Rede Globo in 1993, analyzing the displacements of content and form that occur in the use of literary works to compose attractions in television. Agosto (1990) brings in its narrative the confluence of two literary genres: histo-riographic metafiction and the detective novel. Thus, while Fonseca creates a fictional plot with crimes and investigations inspired by American noir, the author also makes space in this work to revisit actual episodes in the Brazil’s history, as well as offers to the reader his witness-version about the period in which the weft passes, the month of August 1954, focusing in the final life days of President Getúlio Vargas. Knowing that miniseries is already a consolidated format in Brazilian television, this paper discusses how the work of Rubem Fonseca was recre-ated during its transposition into the TV and how genres as historical and noir were repositioned during this passage. To this end, it was made an overview of the main theories about adaptation, intertextuality and interart relationships, to reflect on the production of attractions for Brazilian television and propose discussions on the use of literary genres and their reproposition in a new support, applying these concepts on a comparative analysis of the texts of the novel and mini-series.
Palavras-chave: Televisão - minisséries
Ficção
Ficção Policial
Metaficção
Television Mini-Series
Detective and mystery stories
Metafiction
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2762
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

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